Na última partida da temporada regular, o Golden State Warriors (39-33) mostrou que pode dar trabalho nos playoffs, se passar do play-in. Com a vitória neste domingo (16), no confronto direto contra o Memphis Grizzlies (38-34), em casa, a equipe venceu pela sexta vez seguida e assegurou a oitava colocação na Conferência Oeste. O resultado, de 113 a 101, foi construído com uma larga vantagem dos mandantes durante boa parte do jogo, apesar deles terem desperdiçado uma liderança de 17 pontos no último quarto.

A partida movimentada, que teve a competitividade de uma decisão, freou a sequência de cinco vitórias dos Grizzlies. Com isso, a franquia do Tennessee teve que se contentar com a nona posição, precisando de duas vitórias no play-in para alcançar os playoffs. Já os Warriors, ficaram a um resultado positivo, podendo inclusive perder para o sétimo colocado para depois disputar uma repescagem.

O confronto foi ditado por Stephen Curry  — e isso não é nenhum demérito para Golden State. Nesta tarde, o armador se tornou o maior pontuador da temporada pela segunda vez na carreira. Aos 33 anos, ele agora é o segundo atleta mais velho a conquistar esse título, atrás apenas de Michael Jordan, que em 1997-1998 foi o cestinha com 34 anos.

Candidato a MVP da temporada, Curry anotou 46 pontos, nove assistências, sete rebotes, um roubo de bola e um toco — convertendo nove bolas de três em 22 tentativas. Esses números foram possíveis porque todo sistema ofensivo da equipe contribuiu para isso ao espaçar a quadra e proteger bem o atleta para que ele fizesse os arremessos sem marcação. E assim, o armador efetuou 36 arremessos para acertar 44,4% deles.

Draymond Green também foi fundamental no ataque e na defesa, com 14 pontos, nove rebotes, nove assistências, dois tocos e um roubo de bola. Assim como Andrew Wiggins, que anotou um duplo-duplo, com 21 pontos, dez rebotes, um roubo de bola e um toco. E Jordan Poole, que veio bem do banco com 15 pontos e dois roubos de bola.

Os Grizzlies foram melhores no garrafão. Jonas Valanciunas foi o cestinha da equipe com 29 pontos, 16 rebotes, um toco e um roubo de bola — convertendo 80% dos arremessos de quadra. Vale destacar que os visitantes fizeram um ótimo jogo coletivo, com todos os titulares anotando mais de dez pontos, e tiveram uma defesa forte, que levou os Warriors a 19 turnovers, sete a mais o seu ataque.

Dillon Brooks teve um bom desempenho na difícil tarefa de marcar Curry, permitindo apenas dois pontos do craque no primeiro quarto. No entanto, sua expulsão pela sexta falta, na metade da etapa final, atrapalhou a reação da equipe. Mesmo assim, ele terminou com 18 pontos e seis rebotes. Com 14 pontos, sete rebotes, três roubos de bola e dois tocos, Jaren Jackson Jr. teve sua importância. Assim como Ja Morant, com 16 pontos e nove assistências.

O Jogo

Os Grizzlies começaram mais acesos, com o domínio do garrafão e uma boa movimentação da bola. A equipe anotou dez pontos nos dois minutos iniciais, cinco deles de Valanciunas,e vencia por seis. Depois, com grande contribuição de Jackson Jr., a diferença foi para nove.

Em seguida, os Warriors, liderados por Draymond Green, reagiram com uma sequência de 11 pontos contra quatro do adversário. Quatro deles vieram de Curry, que anotou seus primeiros pontos após errar os quatro primeiros arremessos. Na reta final do período, os dois lados melhoraram o aproveitamento. A 13 segundos do fim, o craque de Golden State colocou a equipe na frente pela primeira vez com uma bandeja acrobática. O quarto acabou com 30 a 29 no placar.

A franquia da Califórnia deslanchou no início do segundo quarto. Wiggins deu início à arrancada com um arremesso de meia-distância, mas De’Anthony Melton deu o troco na mesma moeda. Depois, os líderes anotaram oito pontos seguidos, cinco deles de Jordan Poole, que colocaram a equipe oito pontos na frente. Os Grizzlies tiraram o atraso com seis pontos de Kyle Anderson. Mas Curry respondeu com uma bandeja e um floater.

Em seguida, a estrela serviu Wiggins para a segunda bola de três do quarto, a menos de três minutos do intervalo. E depois deixou Toscano-Anderson livre para mais quatro pontos na área pintada. No minuto final, Ja Morant apareceu com uma bola de três, a segunda dos Grizzlies no jogo. Os Warriors foram para o intervalo vencendo por 55 a 49.

As bolas de três se tornaram mais frequentes a partir do terceiro quarto. Do logo, Curry aumentou a diferença para 11 pontos. Mas em seguida, Memphis reagiu com quatro pontos de Valanciunas no garrafão e uma bola de três de Jackson Jr.. No minuto seguinte, os Warriors arrancaram com dois arremessos do perímetro seguidos de seu craque. E com um finger roll, Wiggins aumentou a vantagem para 13 pontos.

Golden State melhorou ainda mais na segunda metade do quarto. Em 23 segundos, Curry marcou cinco pontos. Na sequência, o armador marcou seu 17º ponto no quarto e Toscano-Anderson ampliou a diferença para 16. Após dois minutos sem nenhuma pontuação, Melton e Desmond Bane diminuíram. Mas o armador dos Warriors achou Poole livre para mais um arremesso do perímetro. E os mandantes iniciaram o último período vencendo por 86 a 69.

Nos três primeiros minutos da etapa final, Golden State passou em branco e os Grizzlies fizeram oito pontos, todos anotados por Brooks. Por mais que Curry sobressaísse do outro lado, Memphis seguiu com a reação. Em um minuto e meio, os visitantes anotaram dez pontos seguidos, mais seis de seu ala-armador, e empataram. Contudo, ele, que era responsável por marcar a estrela dos Warriors, foi expulso ao estourar o limite de faltas.

Isso trouxe equilíbrio por um tempo, com as equipes se revezando na liderança por dois minutos. Mas Golden State arrancou para a vitória em seguida. Wiggins com um rebote seguido de uma enterrada, e Curry, para três, colocaram os mandantes seis pontos na frente. Faltando dois minutos, o armador converteu mais dois arremessos do perímetro, que sacramentaram o resultado. Ainda deu tempo para ele anotar mais dois pontos em lances livres — foram 16 no último quarto.

Próximas Partidas

O play-in da Conferência Oeste começa na quarta-feira (19). Com a vitória, os Warriors enfrentam o sétimo colocado fora de casa, que pode ser o Los Angeles Lakers (41-30) ou o Portland Trail Blazers (41-30) , com horário a ser definido. Na sequência, os Grizzlies recebem o San Antonio Spurs (33-39).

Foto: Reprodução Golden State Warriors/Twitter

 

Por: Gabriel Machado
Fonte: theplayoffs.com.br