Palmas nasceu para brilhar no coração do Brasil, graças à ousadia e determinação de Siqueira Campos. Diante dessa aventura, muitas pessoas vieram encarar o desafio. O ESTADO DO TOCANTINS foi criado e, com ele, nasceu O PIONEIRO, com o objetivo de colocar Palmas na PRIMEIRA PÁGINA. Com STYLLO próprio, o Tocantins foi avançando e consolidando seu futuro promissor. O JORNAL não perdeu essa oportunidade e com DOIS DEDOS DE PROSA foi contando a sua história. Mas o desenvolvimento era tão intenso, que foi preciso imprimir novos aliados diariamente, tais como o DIÁRIO DO TOCANTINS e o DIÁRIO TOCANTINENSE. Em todos eles, o Tocantins e a cidade de Palmas eram uma PÁGINA ABERTA para o Brasil, já que todas as etapas foram contempladas. Os nortenses comemoravam as conquistas na VOZ DO BICO e, para não ficar no silêncio, os sulistas se orgulhavam dos avanços retratados no ECOS DO SUDESTE. Era um COCKTAIL de informações nas FOLHAS DA CIDADE, DA CAPITAL e POPULAR. Um ideal COLETIVO para todos.

VEJA bem, Palmas não frequentou as PÁGINAS AMARELAS, mas ganhou uma capa retratando o novo eldorado do século, entre a poeira e O GIRASSOL. Hoje podemos traçar um PARALELO com infinitas ações nesse plano equatorial, muito além das 13 previamente estabelecidas. Os ECOS DO TOCANTINS, são agora uma referência para o Brasil: nossos índices de crescimento têm superado os aferidos nas demais regiões brasileiras. Entre tantos TINS vamos silenciosamente avançando, inclusive nas novas tecnologias, a exemplo do JORNAL DO TOCANTINS, que agora é DAQUI. Com a chegada da Internet, a velocidade da informação obrigou empresários da comunicação a se adequarem ao mundo virtual, a fim de não perderem seus leitores. Foi aí que surgiram os sites de notícias, que a cada dia vão, também, virtualizando os veículos impressos. Podemos destacar o pioneirismo de CLEBER TOLEDO, seguidos por ROBERTA TUM, CONEXÃO TOCANTINS, GAZETA DO CERRADO e muitos outros.

Nesses 32 anos de Palmas, lamentamos não contar mais com as lentes do grande fotógrafo Elson Caldas, da articulação política de Salomão Wenceslau e Anésio Junior, do empreendedorismo de Benedito Boa Sorte, do artista e escritor Nilo Alves, de Nogueira Junior rachando a taboca, da DIMENSÃO da saudosa Maria Arienar, do irreverente Eduardo Basílio e muitos outros companheiros que dedicaram a vida a contar a nossa história. Felizmente, para os registros vindouros ainda podemos contar com o talento de Tião Pinheiro, Luiz Armando Costa, Vieira de Melo, Marcelo Silva, Luiz Pires, Márcio Raposo, Otávio Barros e o seu, caro leitor, que acreditou no sonho do visionário Siqueira Campos e está aqui consolidando o Tocantins e ajudando a construir Palmas, a mais bela capital do Norte do Brasil.

*Belmiro Gregório é Jornalista Pioneiro em Palmas