Normalmente considerado um mês intermediário, entre a alta ocupação do verão e a baixa, março de 2021 foi o pior da história da hotelaria soteropolitana, em função da pandemia, com taxa média de ocupação de 20,36%, semelhante à da segunda quinzena de março de 2020 (21,56%), início da pandemia.       como fazer uma loja virtual

O agravamento do quadro de saúde e o consequente fechamento das praias, restaurantes e comércio estão dentre os principais motivos desse desempenho. Por outro lado, o incipiente movimento de vacinação ainda não foi suficiente para ensejar a desejada reversão na curva da pandemia e a gradual retomada das atividades.como fazer uma loja virtual

A queda na ocupação foi observada tanto se comparada com o mês anterior (fevereiro de 2021, com 42,51%) e com o mesmo mês do ano anterior (março de 2020, 41,02%). Com isso, a diária média também sofreu declínio ficando em R$ 318,88, 10% inferior à do mês anterior; e o Revpar foi o mais baixo da história no mês de março (R$ 63,69).como fazer uma loja virtual

Nem mesmo o tradicional aquecimento da demanda dos finais de semana foi capaz de reverter o quadro. A ocupação média de 20,36% esconde taxas bem semelhantes para os fins de semana (20,53%) e dias da semana (20,29%), refletindo o renovado receio das pessoas em sair de casa.como fazer uma loja virtual

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, o número de passageiros no aeroporto de Salvador no primeiro bimestre de 2021 (1.025.394) caiu 31,7% se comparado aos primeiros dois meses de 2020 (1.501.168) e acredita-se que o levantamento de março será ainda pior.como fazer uma loja virtual

Semana Santa

De acordo com o presidente da ABIH-BA, em decorrência das medidas restritivas, houve uma queda de 80% para 20% na ocupação de hotéis no feriado, já que muitas reservas foram canceladas.como fazer uma loja virtual

“Em 2020, a gente saia de uma alta estação com bons resultados que permitia aos hotéis enfrentarem a situação. Este ano a pandemia segue cobrando um duro preço para a hotelaria, tendo provocado um faturamento ainda mais reduzido”, explica.como fazer uma loja virtual

A hotelaria, juntamente com os demais segmentos do turismo, está entre as atividades mais castigadas pela pandemia. “No curto prazo, esperamos o apoio das esferas municipais, estadual e federal ao segmento do turismo, com a isenção e redução dos impostos, novas linhas de crédito e a reedição da Medida Provisória 936, permitindo a redução da jornada de trabalho e dos salários, e evitando as demissões”.como fazer uma loja virtual

Por outro lado, tendo em vista que a Bahia e Salvador vêm apresentando boa dinâmica na vacinação, espera-se que seus efeitos sejam notados no curto prazo, restabelecendo progressivamente o clima de normalidade, abertura de praias, restaurantes e comércio, incentivando as pessoas a viajarem. “Nós hoteleiros somos resilientes, mas a maioria está no seu limite. Se a ajuda não vier no curto prazo a hotelaria baiana entrará em colapso”, finaliza.como fazer uma loja virtual

Os números aqui divulgados são fruto da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seções Bahia e Brasil. O levantamento é digital e os dados são fornecidos diariamente pelos hotéis ao Portal Cesta Competitiva. A média resultante constitui indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem na capital baiana.como fazer uma loja virtual

 

Fonte: Portalturismototal.com.br