A NBA e a NBPA deram um passo enorme rumo a volta da vida como conhecíamos antes da COVID-19. Em comum acordo, algumas restrições serão retiradas assim que a maior parte dos membros das franquias forem vacinados.
De acordo com Baxter Holmes, da ESPN americana, essa decisão foi tomada em conjunto pela liga e pela associação de jogadores. Os times foram informados sobre as novas regras nesta quarta-feira (17).
Para que as mudanças possam ser aplicadas, 85% dos jogadores e de todo o staff devem já ter tomado a segunda dose da vacina. Assim, após duas semanas que todas essas pessoas forem vacinadas, as restrições ficarão menos rígidas.
As franquias que estiverem dentro desse critério poderão dar mais liberdades a todos os jogadores e staff. Eles passam a poder receber visitas em casa e durante viagens sem muitos testes, vão poder sair pra jantar em restaurantes e não terão que cumprir quarentena após isso. Além disso, as equipes vão ter mais oportunidades para sair dos hotéis, comer em ambientes fechados e entrar nos centros de treinamento sem usar máscaras.
Outro objetivo desse novo protocolo é motivar os envolvidos que não estariam dispostos a se vacinar. Algumas pessoas chegaram a se manifestar contra as vacinas, porém a liga espera que essa flexibilização motive estas pessoas a tomarem a vacina.
Andrew Lopez, outro jornalista da ESPN americana, confirmou no último domingo (14) que alguns membros do New Orleans Pelicans receberam a primeira dose da vacina. Isso porque o governador da Louisiana John Bel Edwards expandiu as pessoas que estariam elegíveis a serem vacinadas.
Apesar do sucesso da bolha realizada na Disney, para que a NBA conseguisse concluir a temporada 2019-20, a atual temporada sofre com jogos adiados. A NBA monitora os atletas e qualquer deslize é motivo para que uma partida seja adiada. A liga também espera que isso diminua com os membros das franquias tomando as doses da vacina.
Por: Guilherme Silva
Fonte: theplayoffs.com.br
Foto: Takashi Aoyama/Getty Images