A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) foi eleita, nesta quarta-feira (19), para a presidência da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) no biênio 2025-2026, consolidando-se como uma das vozes de maior relevância política do Tocantins no cenário nacional. O senador Jorge Seif (PL-SC) ocupará a vice-presidência do colegiado.
A escolha de Dorinha para comandar a CDR reforça o papel estratégico da parlamentar na articulação por um desenvolvimento mais equilibrado entre as regiões do Brasil. A senadora tocantinense destacou, em sua primeira declaração após a eleição, o compromisso da comissão em enfrentar as desigualdades regionais e promover o aproveitamento das potencialidades de um país “tão diverso e extenso”. “Esta comissão tem o potencial de trabalhar de maneira articulada na construção de políticas públicas que levem ao desenvolvimento regional. Temos a previsão dos fundos constitucionais, que podem e devem fazer muito pelo país. Vamos trabalhar articulados com todos os ministérios. A nossa tarefa é enxergar o Brasil do jeito que ele é, com suas desigualdades e diferenças, mas, ao mesmo tempo, com as potencialidades que nós temos” declarou.
A trajetória política de Professora Dorinha Seabra é marcada por seu compromisso com o Tocantins e sua atuação incisiva nas pautas da educação e do desenvolvimento regional. Antes de chegar ao Senado, em 2023, ela cumpriu três mandatos como deputada federal, foi presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação e líder da bancada feminina na Câmara. Entre 1998 e 2009, Dorinha também ocupou o cargo de secretária de Educação e Cultura do Tocantins, período em que consolidou sua influência política no estado.
A presença de uma representante do Tocantins no comando da CDR eleva a relevância do estado no Congresso Nacional, proporcionando maior visibilidade às demandas regionais e aproximando o legislativo das realidades do Norte do país.
A CDR, composta por 17 membros titulares e 17 suplentes, tem a missão de debater e formular políticas relacionadas às desigualdades regionais, integração nacional e ao turismo. As reuniões ocorrem às quartas-feiras à tarde, quando projetos essenciais para o desenvolvimento equilibrado do Brasil ganham forma sob a coordenação agora assumida por Dorinha.