Inhotim o maior museu aberto do mundo, localizado em Brumadinho, a 60 Km da capital mineira, encanta os visitantes com sua arte ao meio da natureza. 

Com três aberturas e uma programação diversificada de eventos, outubro promete enriquecer sua conexão com arte, natureza e educação.

Três novas exposições temporárias chegam ao Inhotim no dia 19 de outubro: a obra imersiva Homo sapiens sapiens (2005), de Pipilotti Rist, a instalação escultórica Apenas depois da chuva (2024), de Rebeca Carapiá, e a mostra individual Tangolomango, de Rivane Neuenschwander. Cada uma delas oferece uma visão única sobre relações entre arte, natureza, corpo e política.

Além das três mostras que serão inauguradas, estão em cartaz Giro (2023), de Luana Vitra, O Barco (2021), de Grada Kilomba, Esconjuro, de Paulo Nazareth, e a coletiva Ensaios sobre paisagem.

Entre conferências, visitas e oficinas, a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz conversas sobre os biomas brasileiros e a importância dos saberes tradicionais na proteção desses biomas, ocupando o Largo das Orquídeas, o Centro de Educação e Cultura Burle Marx e o Viveiro Educador entre 16 e 18 de outubro.

Em O que é uma planta?, no dia 20 de outubro, o filósofo italiano Emanuele Coccia, a artista paulistana Juliana dos Santos e a Orquestra do Inhotim respondem à pergunta cada um a seu modo, trazendo novos pontos de vista e diferentes linguagens e abordagens.

Outra atividade que compõe a programação é o momento de promoção do bem-estar com a escritora, artista e criadora de conteúdo Amanda Soares, que lidera uma roda de conversa sobre a preservação da memória anticapacitista e a valorização das vozes de pessoas com deficiência. Já a atividade Aves do Inhotim, com Epicentro Urihi, oferece a oportunidade de observar diversas espécies de aves e entender sua interação com o ambiente.

Fotografia, pintura, escrita. Todas essas técnicas — e outras mais — serão aplicadas no Ateliê Circulante deste mês, que conta com oficinas sobre narrativas, plantas e memórias conduzidas pela equipe de Educação e por pessoas convidadas.

Também conduzidas pela Educação, as Visitas Temáticas deste mês convidam a atriz e arte-educadora Bárbara Flor e o Epicentro Urihi para, respectivamente, celebrar o Dia das Crianças com dança e performance e observar os pássaros do Inhotim. A Visita Panorâmica, por sua vez, aborda a história do parque, entre outros temas, e ocorre todos os dias.

Nas quartas-feiras e no último domingo do mês, 27 de outubro, a entrada é gratuita. Saiba mais no guia Inhotim Gratuito e garanta seu ingresso com antecedência.  https://www.inhotim.org.br/