O evento teve como anfitrião o governador, Wanderlei Barbosa (Republicanos), e contou com a participação de autoridades nacionais, estaduais e locais. Os deputados estaduais presentes reconheceram a importância da obra para o desenvolvimento do estado.
A nova ponte tem 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 metros de armação de concreto e 400 metros de aterro. O valor total da obra é de R$ 180 milhões, dos quais R$ 149 milhões resulta de financiamento do Estado junto ao Banco de Brasília. A transação só foi possível, graças a aprovação do empréstimo junto ao Legislativo Estadual.
“Podemos dizer, com orgulho, que a Assembleia Legislativa do Tocantins teve participação importante para a concretização dessa obra, pois demos atenção especial à pauta que levou a aprovação desse financiamento. A nova ponte vem ao encontro do anseio da população e traz um novo momento para Porto Nacional e toda a região”, ressaltou Amélio Cayres.
“Esta ponte não só facilita a mobilidade e o transporte, como também simboliza o progresso e a integração das comunidades. Sua conclusão é uma vitória coletiva, fruto do trabalho de muitos gestores”, disse Claudia Lelis (PV), completando: “mas precisamos destacar o empenho do nosso governador Wanderlei que não mediu esforços para conclusão e entrega desta obra”.
“É uma obra muito importante para o desenvolvimento do nosso do Tocantins. Um marco histórico para Porto Nacional, Palmas e toda a região, que vai melhorar a modalidade urbana e facilitar o escoamento da produção”, frisou Olyntho Neto (Republicanos).
“A entrega dessa ponte marca um momento muito importante para Porto e para todo o Tocantins. Estou muito feliz em fazer parte dessa história, junto com o governador Wanderlei, aprovando o financiamento que liberou a verba para construção da obra”, expressou Vanda Monteiro (UB).
O governador Wanderlei Barbosa classificou a obra como estratégica para o desenvolvimento. “A inauguração desta ponte representa um marco na nossa infraestrutura. É um sonho realizado para nossa população. A ponte é uma ligação vital que vai transformar a vida de milhares de pessoas, facilitando o transporte e a comunicação entre as regiões. Vai permitir o escoamento mais rápido e eficiente da produção agrícola e industrial do nosso Estado.”
Nome da Ponte
Por meio de projeto de lei de autoria do deputado Valdemar Júnior (Republicanos), aprovado pela Assembleia em 2021, a obra recebeu o nome de Prefeito Antônio Poincaré de Andrade, pai do deputado estadual Antônio Andrade.
Antônio Poincaré foi jornalista, gráfico, vereador e prefeito de Porto Nacional, entre os anos de 1973 e 1977. Valdemar justifica a denominação da ponte lembrando que o político batalhou pela construção da ponte.
“Pelos feitos desse notável cidadão em favor de sua região e de seu povo, não poderíamos deixar de homenageá-lo dando seu nome à ponte”, reforça Valdemar.
Presentes
Além dos já citados, participaram da inauguração os seguintes deputados: Leo Barbosa (Republicanos), Vilmar de Oliveira (Solidariedade), Luciano Oliveira (PSD), Gutierres Torquato (PDT), Moisemar Marinho (PSB), Nilton Franco (Republicanos) e Eduardo Fortes (PSD).
Suzana Barros com informações das assessorias dos deputados e da Secom/TO