Essa nota demonstra a capacidade de pagamento do município e estado. Entre as capitais, apenas Palmas e mais três cidades alcançaram a melhor classificação – Rio Branco (AC), Vitória (ES) e São Luís (MA) -. O Estado do Tocantins aparece com nota B +.
“A nota Triplo A possibilita ao município acessar um grande volume de recursos financeiros via financiamento e torna Palmas apta a receber mais recursos do Governo Federal”, explica a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. A Gestão Municipal foi contemplada com recursos no Novo PAC este ano, quase R$ 400 milhões, para obras em áreas importantes: saúde, educação, habitação, regularização fundiária e mobilidade urbana.
“Esse resultado demonstra a excelência da nossa gestão orçamentária e a saúde financeira da Prefeitura de Palmas, que nos permite ampliar e melhorar o serviço público”, argumenta Cinthia Ribeiro. Vale destacar que a administração da prefeita ampliou a arrecadação de receitas sem aumento de impostos e taxas, que possibilitou a ampliação dos serviços públicos e a implantação de melhorias aos servidores públicos.
A STN faz um diagnóstico da capacidade de pagamento e a situação fiscal das prefeituras e dos governos estaduais, tendo como finalidade a autorização de empréstimos com garantia da União.
Ranking da Capacidade de Pagamento (Capag) das capitais
Palmas (TO): A A A
Rio Branco (AC): A A A
São Luís (MA): A A A
Vitória (ES): A A A
Salvador (BA): A B A
Belo Horizonte (MG): A B A
João Pessoa (PB): A B A
Porto Alegre (RS): A B A
Porto Velho (RO): A B A
Maceió (AL): A A B
Goiânia (GO): A B A
Belém (PA): A B A
Curitiba (PR): A B A
São Paulo (SP): A B A
Aracaju (SE): A B A
Fortaleza (CE): A B B
Brasília (DF): A B A
Recife (PE): A B B
Manaus (AM): A B B
Macapá (AP): A B B
Rio de Janeiro (RJ): A B B
Campo Grande (MS): A C B
Teresina (PI): A C C
Natal (RN): A C C
Boa Vista (RR): A A C
Florianópolis (SC): A B C
Cuiabá (MT): dados não informados
Fonte: www.tesourotransparente.gov.br – Capag