O júri, composto por especialistas do mundo da arte, selecionou o vencedor entre 93 obras de jovens artistas de todo o mundo. A espanhola de 34 anos é representada pela Blue Velvet Gallery. A obra vencedora, “In the Palm of His Hands“, caracteriza-se pela combinação de elementos do mundo industrial e do reino natural.
Mónica Mays, nascida em Madri em 1990, conquistou o XVII illy SustainArt Award com o seu projeto “In the Palm of Your Hands“, prêmio apoiado pela illycaffè em parceria com a ARCOmadrid e criado para apoiar artistas emergentes.
Atualmente, dividindo o seu tempo entre Madri e Amsterdã, Mays estudou antropologia cultural na Universidade de Nova Orleans antes de se formar com honras na École Supérieure des Arts Décoratifs em Estrasburgo em 2015. Em 2017, obteve um mestrado no Instituto Sandberg em Amsterdã.
A obra artística de Mónica Mays é composta por escultura, instalação e performance, explorando o simbolismo dos objetos através de narrativas autobiográficas, arquivos históricos e conhecimento material. Com “In the Palm of Your Hands”, a artista explora o simbolismo das palmeiras, recorrendo a imagens bíblicas, paradisíacas e ornamentais.
O júri, composto por Patrizia Sandretto Rebaudengo (curadora e fundadora da Fundação Sandretto Re Rebaudengo), Tania Pardo (diretora do Museu CA2M e do Centro de Arte Dos de Mayo), Ianko López (jornalista especializado da Vanity Fair) e Carlo Bach (diretor criativo da illycaffè), escolheu o trabalho de Mónica Mays entre os 10 finalistas, escolhidos a partir de uma lista de 93 candidatos. Elogiaram Mays pelo vigor com que mistura diversos elementos na sua exploração material, combinando objetos industriais com elementos dos reinos natural e orgânico.
“Impulsionar as carreiras de jovens artistas merecedores é um dos objetivos que a empresa estabeleceu desde que optou por apoiar a arte contemporânea”, comenta Carlo Bach, Diretor Criativo da illycaffè. “Após 17 anos, o Prêmio illy SustainArt continua a crescer e a atrair o interesse de muitas galerias que apresentam projetos instigantes, de artistas que participam com entusiasmo e de visitantes que acompanham sempre o evento.”
A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no espaço illy da Feira Internacional de Arte ARCOmadrid. Os participantes tiveram a oportunidade de frequentar os debates sobre arte contemporânea, saborear o exclusivo blend illy e explorar a mais recente illy Art Collection do artista sul-coreano Lee Ufan.
O lounge illy também apresentou “Costas Cuentes”, criado por Cristina Mejías, vencedora da edição de 2023 do Prêmio illy SustainArt.
Sobre a illycaffè
illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Desde 2013, a empresa é também uma das Empresas Mais Éticas do Mundo. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 125 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 25 países em todo o mundo. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa. Em 2022, a empresa contava com 1230 colaboradores e um volume de negócios de 567,7 milhões de euros. A rede de cafés illy de marca própria tem 190 pontos de venda em 34 países.
Fonte: – ADS Comunicação Corporativa