A organização do evento e a presença de Almir Sater foram pontos aprovados com louvor pelo grandr público que compareceu à abertura do 17o Festival Gastronômico de Taquaruçu, nesta quarta-feira, 6.
“Estou gostando muito. Tive facilidade para estacionar e chegar até aqui. Já curtia o Almir, é um artista com repertório muito bom. A programação inteira agradou”, disse a pedagoga Tatiana Fernandes.
O cantor e compositor apresentou seu show da turnê do álbum +Ar, cujos protagonistas são os contos sobre a vida do pantaneiro e o violão. “Agradecemos demais o carinho do público, é uma satisfação voltar e ver como essa cidade cresceu e está bem cuidada”, disse o artista. Também passaram pelo palco do festival Léo Pinheiro, Keythe Araújo e DJ Lélis.
A prefeita Cinthia Ribeiro anunciou o show convidando os presentes e aqueles que assistiram à primeira noite pela internet para usufruírem de todas as atrações do festival e do distrito de Taquaruçu pelos próximos quatro dias. “Essa edição do FGT tem tudo para entrar para história com recordes em comidas variadas e saborosas, programação espetacular com chefs renomados e grandes apresentações de cantores regionais e nacionais. Encontrei famílias de Palmas e pessoas que vieram de outros municípios e estados para curtir esse evento que já é tradição na nossa Capital. Convido os palmenses para subirem a serra e aproveitarem tudo”.
A organização do festival é da Agência Municipal de Turismo (Agtur).
Gastronomia
O FGT é uma ocasião perfeita para o palmense brincar de crítico gastronômico e fazer muita degustação. São 41 barracas e foodtrucks com pratos e comidinhas salgadas e doces em receitas inéditas. Todas contêm ingredientes regionais nas preparações. “Amei, tinha alguma coisa bem diferente e gostosa. O arroz cremoso é bem peculiar, bem diferente mesmo”, disse a professora de arte e tecnologia Welma Rocha, que assistiu com atenção o Cozinha Show, programação em que cozinheiros profissionais regionais e nacionais fazem demonstração de preparos.
O chef Marilon Azevedo, que cozinha em um restaurante de Taquaruçu, usou a cozinha cenográfica para ensinar para a plateia e público da transmissão ao vivo como fazer uma panceta defumada servida à pururuca com geleia de pimenta e farofa de babaçu com defumação sem conservantes.
A chef Ruth Almeida, cuja carreira nacional nasceu a partir de sua cozinha em Palmas, apresentou um prato com memórias afetivas pessoais, chamado “Pai e Mãe”, cujo ingrediente principal é o pirarucu assado na folha de bananeira acompanhado de arroz cremoso de leite de coco. “Fiquei muito feliz que a Agtur me convidou como chef nacional. Minha cozinha é muito sustentável, tento aproveitar ao máximo todo o ingrediente e fazer a comida como um ato de afeto”, disse a chef.
Giro pelo circuito
O circuito gastronômico está cheio de atrações. Além do Cozinha Show, é possível visitar uma mercearia com produtos da terra como queijos artesanais, paçoca de carne, biojoias, artesanato, pães com ingredientes cultivados no próprio distrito como o pão de abóbora vegano. Também há um espaço kids gratuito e interação com os palhaços do Circo Kinkitura, Os Cacos e o Palhaço Batatinha.
Fonte: Secom Palmas