O Brasil derrotou os Estados Unidos por 83 a 76, neste domingo (26), e garantiu vaga na Copa do Mundo de Basquete de 2023, em jogo disputado em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A seleção do técnico Gustavo de Conti precisava da vitória para se classificar e manter a escrita de participar de todos os Mundiais masculinos até hoje.
Do lado brasileiro, destaque para Bruno Caboclo, que foi cestinha com 21 pontos e ainda pegou oito rebotes. Registraram ainda dígitos duplos de pontuação Yago (17), Rafael Hettsheimeir (11) e Leonardo Meindl (11).
Os EUA, que já estavam classificados para a Copa, jogam as Eliminatórias com elenco composto basicamente por atletas da G League sem tanto destaque. O cestinha do time norte-americano foi Langston Galloway, um dos mais famosos por passagem na NBA, com 19 pontos. Ele foi também o único do Team USA a passar de dois dígitos. Elijah Pemberton, com nove pontos, foi o vice-líder de pontuação.
Com o resultado, a seleção brasileira ficou em quarto lugar no Grupo F das Eliminatórias, atrás de EUA, Porto Rico e México, todos classificados. Do Grupo E avançam ao Mundial Canadá, República Dominicana e Venezuela. Finalista da Copa de 2019, a Argentina ficou em quarto, atrás do Brasil nos critérios de desempate (o melhor quarto se classificava) e acabou eliminada. São sete vagas para o continente americano no torneio.
A Copa do Mundo de Basquete de 2023 será jogada em Japão, Filipinas e Indonésia a partir de 25 de agosto. O Mundial dará também vaga para as Olimpíadas de Paris 2024.
(Foto: Reprodução Twitter/CBB)
Fonte: theplayoffs.com.br