A NBA tem um novo líder de pontos em sua história. Nesta terça-feira (7), em partida do Los Angeles Lakers contra Oklahoma City Thunder, LeBron James ultrapassou o lendário pivô Kareem Abdul-Jabbar, estrela da liga entre os anos de 1970 e 1980, e se tornou o maior cestinha da história, considerando apenas pontos na temporada regular, com 38.390.

Registrando média de 30 pontos por jogo nesta temporada, James precisava de 36 para superar Kareem, autor de 38.352 pontos, recorde que perdurava há quase 34 anos, desde o dia 23 de abril de 1989. Abdul-Jabbar assumiu a ponta do ranking em 1984, quando superou Wilt Chamberlain na ocasião.

A marca de LeBron foi atingida a 10,9 segundos do fim do terceiro quarto, com um belo fade away, sua marca registrada.

Após a marca ser alcançada, o jogo parou para uma série de homenagens a LeBron James. Incluindo um momento emocionante em que Kareem Abdul-Jabbar, que estava na Crypto.com Arena, passa uma bola de basquete ao “The King”, como quem passa o bastão para o novo dono do recorde.

Após atingir a marca, James marcou apenas mais uma cesta no quarto período, terminando a partida com 38 pontos. Os Lakers ainda saíram derrotados de quadra pelo Thunder, por 133 a 130.

LeBron já era o maior cestinha da NBA considerando também a pós-temporada. A questão é que a liga, em suas estatísticas oficiais, não considera partidas de playoffs, nas quais o astro do Los Angeles Lakers possui mais 7.631 pontos. Agora, contudo, o astro colocou o critério para trás e, enfim, assumiu um dos postos mais altos do esporte.

Kareem foi a primeira escolha geral do Draft 1969, selecionado pelo Milwaukee Bucks, franquia a qual defendeu por seis temporadas. Seus anos seguintes na NBA, que compuseram sua histórica carreira, vieram justamente nos Lakers, entre 1975 e 1989, quando se aposentou. Em Los Angeles, foram 1.093 jogos e 24.176 pontos registrados.

Já LeBron, primeira escolha do Draft da NBA de 2003, chegou à marca aos 38 anos, somando passagens por Cleveland Cavaliers, Miami Heat e agora os Lakers. Além dos pontos, ele também já soma quatro títulos na liga entre muitos outros prêmios individuais.

 

Fonte: theplayoffs.com.br