Os Jogos Olímpicos de Tóquio têm oficialmente início nesta sexta-feira com a realização da Cerimônia de Abertura. A grande capital japonesa recebe milhares de atletas do mundo todo para celebração de uma das olimpíadas mais emblemáticas de todos os tempos, devido à pandemia de Covid-19. Serão duas semanas de muito esporte, para aquecer a nossa torcida separamos algumas curiosidades sobre Tóquio, um destino repleto de atrativos e que deve fazer parte da lista de sonhos de muitos viajantes.

Maior População

O Japão não configura entre os maiores países do mundo. Na verdade, a área territorial japonesa é uma das menores e o país apresenta uma das maiores densidades demográficas do planeta. A região metropolitana de Tóquio tem a maior população do mundo com 37 milhões de habitantes, somente a área da capital japonesa abriga 14 milhões.

Flor Nacional

Por volta de abril, no início da primavera, as famosas cerejeiras, também conhecidas como Sakura, florescem por várias semanas com lindas flores rosa e branca que atraem visitantes de todo o mundo. Toda cidade fica mais bonita e delicada com a flor, que é tida como a oficial do país, apesar de não ter nenhuma lei específica sobre esta questão.

cerejeiras kyoto

Outro nome

Antes de ser conhecida como Tóquio, a cidade se chamava Edo. Foi a sede do poder do xogunato Tokugawa, que governou o Japão de 1603 a 1868. O Museu Edo em Tóquio é uma homenagem à história e cultura daquela época.

Exposição no Museu Edo mostra a Tóquio antiga

Grande incêndio

Ainda quando era Edo a capital foi praticamente destruída pelo Grande incêndio de Meireki. O incêndio durou três dias, destruiu cerca de 70% da cidade e estima-se que tenha matado 100 mil pessoas. Tóquio também foi abalada por outros desastres como o Grande terremoto Kantō de 1923 e o bombardeio de Tóquio em 1945 durante a Segunda Guerra Mundial.

Segunda Olimpíada

Os Jogos Olímpicos que começam hoje não serão os primeiros sediados em Tóquio. A capital japonesa abrigou a Olimpíada de 1964. Os atletas japoneses conquistaram 16 medalhas de ouro, cinco de prata e oito de bronze, ficando em terceiro lugar, atrás dos Estados Unidos, em primeiro, e da União Soviética, em segundo.

Abertura Jogos 1964 (foto Olympics)

Estação mais movimentada

Perto da sede da Prefeitura de Tóquio e do novo Estádio Nacional, palco da abertura da Olimpíada, fica a Estação de Shinjuku, a mais movimentada do mundo. Todos os dias passam em média 3,5 milhões de passageiros pela estação.

Estação movimentada em Tóquio

Torres famosas

Um dos símbolos de Tóquio é inspirado na Torre Eiffel, de Paris. A Torre de Tóquio tem 333 metros e foi inaugurada em 1958. Em 2010, a capital japonesa ganhou mais a Tokyo Skytree, que hoje é uma das torres mais altas do mundo com 634 metros. Os visitantes podem subir nas duas para admirar a incrível vista desta cidade super populosa.

Torre de Tóquio e Skytree (foto Klook)

Cruzamento movimentado

Numa cidade de superlativos não poderia ser diferente a constatação de que fica em Tóquio o cruzamento de avenidas mais movimentado do mundo. O Shibuya Crossing, que conecta cinco grandes faixas de pedestres, é uma das atrações da cidade. Os turistas aproveitam para filmar e serem levados junto com a multidão que cruza a rua.

 

 

Disney

Tóquio tem seus próprios parques da Disney que farão você sentir a magia do Mickey com um toque japonês. Tokyo Disneyland foi o primeiro resort da Disney construído fora dos Estados Unidos e inaugurado em abril de 1983. Atualmente há outro parque no complexo. O Tokyo DisneySea é único no mundo todo.

Tokyo DisneyseaTokyo DisneySea

Restaurantes estrelados

A comida japonesa é difundida no mundo todo, principalmente aqui no Brasil. Mas Tóquio ganha destaque na culinária mundial por ser a cidade que mais abriga restaurantes estrelados Michelin. No total são 226 restaurantes reconhecidos pelo guia francês, destes 11 têm três estrelas – o patamar mais alto.

Peixes e mais peixes

A base da culinária japonesa está intrinsecamente conectada ao mar. O país consome muito peixe e Tóquio abriga o maior mercado de peixes do mundo. A cada dia o Tsukiji movimenta cerca de 3.000 toneladas de peixe. São mais de 450 espécies diferentes de peixes e frutos do mar comercializado no mercado, que é famoso pelos leilões de atum durante a madrugada atraindo muitos turistas.

Mercado Tsukiji

Cultura pop

Na região de Harajuku a cultura pop japonesa ganha vida. Ali que a moda e o estilo tão distinto se fundem. Coloridos, brilhantes e muito originais, os japoneses que frequentam esta área gostam de ser bem diferentes quando comparamos o nosso estilo tradicional. Há até cos players. Uma caminhada pelas ruas de Harajuku é imperdível numa visita a Tóquio.

Cultura geek

Se a cultura pop está em Harajuku, a cultura de diversão eletrônica e geek tem lugar em Akihabara. Este é o território da cultura otaku, termo japonês que classifica fãs de animes e mangás. O local abriga diversas bancas e lojas especializadas em animações e quadrinhos, além de muito comércio de produtos eletrônicos. Para os apaixonados em jogos antigos a loja de três andares da Super Potato é parada obrigatória.

Super conectada

Existem 882 estações ferroviárias interconectadas na região metropolitana de Tóquio, 282 das quais são estações de metrô operando 36 linhas. Além disto a capital japonesa é atendida por dois grandes aeroportos internacionais – Narita (NRT) e Haneda (HND).

Aeroporto de Narita

Show de robôs

O Japão é conhecido por sua alta tecnologia. Em Tóquio um show repleto de robôs atrai a atenção dos turistas. O Robot Restaurant é uma das atrações mais populares de Tóquio, um show que combina robôs, dragões, ninjas, dançarinos de cabelo azul, bateria, um monte de luzes de néon e música muito alta. Devido à pandemia o lugar foi fechado e não tem data para reabrir.

 

 

 

Por: Rafael Castilho
Fonte: Melhoresdestinos.com.br