Cerca de 75% dos atletas, treinadores e oficiais que ficarão na Vila Olímpica durante as Olimpíadas de Tóquio, entre 23 de junho e 8 de agosto, já foram vacinados contra a Covid-19 ou estão na iminência de receber um imunizante. A informação é do COI (Comitê Olímpico Internacional), que se associou a duas farmacêuticas (a chinesa Sinovac e a norte-americana Pfizer) para receber doses e distribuí-las entre os comitês olímpicos nacionais.
Segundo o COI, a expectativa é de que o total alcance 80% durante o período de disputa do megaevento esportivo.
Países como Brasil, Austrália, Canadá, Hungria, Coreia do Sul e, mais recentemente, o Japão começaram a aplicar os imunizantes em seus credenciados.
O COB (Comitê Olímpico do Brasil) fez o trâmite com o governo federal, o que possibilitou a imunização de cerca de 1.800 envolvidos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Para cada dose aplicada nos credenciados, duas outras acabaram fornecidas para o PNI (Plano Nacional de Imunização).
Além dos esforços do COI, a Pan Am Sports, que organiza os Jogos Pan-Americanos também ofereceu doses a atletas do continente que estivessem classificados para as Olimpíadas.
Fonte: globoesporte.globo.com