A Prefeitura de Guarulhos quer fechar o Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, o maior e mais importante do Brasil, que fica na cidade. O pedido ao Governo Federal foi feito pelo prefeito da cidade, Gustavo Henric Costa, com o objetivo de frear a chegada da estirpe indiana do novo coronavírus.

“Com o aparecimento da nova Cepa Indiana do Covid-19 e estando em andamento a vacinação no grupo prioritário dos Aeroportuários, solicitamos o fechamento do espaço aéreo para voos comerciais (exceto transportes de cargas), mais especificamente a suspensão de todos os pousos e decolagens de voos internacionais de passageiros no Aeroporto de Guarulhos pelos próximos 15 dias, a fim de evitar que passageiros advindos do exterior propaguem novas Cepas no desembarque”, diz o prefeito no ofício.

Esta não é a primeira vez que a Prefeitura solicita o fechamento do Aeroporto de Guarulhos. Em março do ano passado, no início da crise pandêmica, o mesmo tipo de solicitação já havia sido feito.

Provavelmente a atual solicitação deverá receber a mesma resposta do documento do ano passado e acabe sendo indeferido. Caso isto ocorra, o prefeito paulista pediu também a elaboração de um novo protocolo para o fortalecimento da barreira sanitária do local. Hoje o Aeroporto não conta com nenhum ponto sanitário para tentar identificar as pessoas infectadas.

Já na cidade de São Paulo, a Prefeitura instalou barreiras sanitárias em alguns locais de entrada da capital paulista, como a Rodoviária do Tietê, a maior e mais movimentada do Brasil. Os agentes sanitários estão realizando testes em todos os passageiros que chegam do Maranhão, estado que já registrou o primeiro caso da variante indiana no país.

Nesta semana um caso da estirpe indiana foi notificado em São Paulo. Um passageiro que vinha do exterior estava infectado, mas circulou livremente pelo Aeroporto de Guarulhos e embarcou num voo doméstico para o Rio de Janeiro.

*Informações Agências de Notícias

 

 

Por: Rafael Castilho
Fonte: melhoresdestinos.com.br