Celebrando o “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, e como parte do programa Mais Turistas, a secretaria realizou diversas ações na AVAV Expo, uma das maiores feiras turísticas da América Latina, com destaque para a promoção da candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. 

No estande, criado com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio do Sebrae Minas, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), João Paulo Martins, ressaltou o empenho do governo na obtenção do título internacional. A candidatura será avaliada na 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental da Unesco, que acontecerá no início de dezembro, em Assunção, no Paraguai.

“A proposta de candidatura faz parte de uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, junto com o Iepha.

O reconhecimento pela Unesco significa Minas ter a divulgação internacional, trazendo também oportunidades e reconhecimento para todas as nossas regiões queijeiras.

Dessa forma, também conseguiremos difundir mais os produtos, melhorar as condições de produção e incentivar a promover o turismo de experiência, cada vez mais crescente em nosso território”, avaliou João Paulo durante apresentação na ABAV Expo 2024. 

A cozinha mineira fez sucesso no estande Minas Gerais. Centenas de pessoas passaram pelo espaço para saborear as delícias da Cozinha Viva, comandada pela chef Mariana Correia, convidada em parceria com o Sebrae, neste primeiro dia de ABAV Expo.

Mariana preparou pão de queijo com carne de lata e biscoito amanteigado de fubá com doce de leite, acompanhado de café. A chef também elaborou o menu degustação servido no estande, composto por delícias mineiras como queijo, linguiça, vinho, cachaça, requeijão de raspa, cocada, castanha de caju, doce de leite, geleia de figo e chocolate.

O espaço também contou com a participação da Rota Frango e Cachaça, idealizada pela Instância de Governança Regional (IGR) Grutas em parceria com a Diretoria de Gastronomia do Senac Minas. Os chefs prepararam massa ao molho de frango e ora-pro-nóbis e as empadinhas de Cachoeira da Prata, patrimônio imaterial do município.

Drinks a base de whisky e cachaça também puderam ser apreciados pelos visitantes.

Minas Gerais teve programação rica e diversa a quando termina evento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV). . A ABAV Expo 2024 deve reunir mais de 42 mil participantes, entre operadores, agentes de viagem, empresas e representantes de diversos segmentos do setor.

Além das delícias da cozinha mineira, o estande do Governo de Minas promove vários destinos turísticos do estado.


Quem passou pelo local poderá conhecer roteiros voltados para a cultura, ecoturismo, gastronomia e turismo de aventura – Rota das Artes, Café do Cerrado, Cafés do Sul de Minas e Rota de Cicloturismo Bahia-Minas, agradando a todos os perfis de viajantes. Ao todo, expositores de 10 Instâncias de Governança Regionais (IGRs)  promovem seus destinos.

A Invest Minas, agência de atração de investimentos ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), também esteve presente nos três dias de feira mostrando a Invest Minas Tur, ferramenta digital que conecta oportunidades de negócios no turismo de Minas Gerais aos investidores e possíveis interessados no setor. A Invest Minas Tur já atraiu R$ 3,7 bilhões em investimentos e gerou mais de 20 mil empregos desde 2022.

“Comer com os Olhos”

O artista plástico Fernando Pacheco, mineiro de São João del Rey, é reconhecido pelos seus trabalhos artístico pelas cores em destaque.

Fernando é premiado no Brasil e exterior e com inúmeras participações importantes por museus e galerias do Brasil e exterior, inaugurará a exposição inédita e especial “Comer com os Olhos”.

O evento vai acontecer no dia 3 de outubro, às 19h, na Casa Belloni (Avenida João Pinheiro, 287 – Funcionários) em Belo Horizonte. A mostra contará com total de 32 obras, sendo 28 tridimensionais (objeto pintura) e 4 bidimensionais (pintura gráfica). As tridimensionais, consistem em pintura acrílica, s/pratos de porcelana, da série conceito “Comer com os olhos”; s/ caixas de madeira da série conceito “Presente in box”; e s/garrafas de vidro da série conceito “Mensagem”. As bidimensionais consistem em pintura acrílica sobre cartão duplex. Sobre a Casa Belloni, situada em local privilegiado, anexo ao Circuito Praça da Liberdade, é um bistrô, café, local para eventos e galeria de arte.

Casa cuja arquitetura resgata e mantém viva parte da memória arquitetônica da cidade. “Diferentemente do alimento para o corpo, arte é alimento de primeira necessidade para a reflexão e crescimento do ser humano. Comer com os olhos é se criar território, onde a fantasia e os mistérios de cada um e da vida, encontram diálogo”, afirma o artista Fernando Pacheco.

O público poderá visitar a exposição de 3 de outubro a 19 de dezembro de 2024, na Av. João Pinheiro, 287, Funcionários

Contatos: Casa Belloni: 98495-5337; Nina Pacheco: 99209-7030