Um sonho que nasceu das artes cênicas para o cinema e perpassou desafios, planejamentos, organização, execução e muita dedicação! Assim foi o último ano da equipe de realização do longa-metragem “Entramas”, especialmente do diretor e roteirista Justino Vettore e do produtor Pablo Pereira. O percurso de aprovação do projeto, consolidação, seleção de equipes e gravação findou-se com a última cena, takes e planos gravados na sexta-feira, 26, em Taquaruçu.

O clima de encerramento dos trabalhos da etapa de Produção foi repleto de emoção de toda equipe, formada por mais de 100 pessoas. “É uma sensação de missão cumprida, mesmo sabendo que ainda teremos muito trabalho pela frente com a pós-produção. Mas a dedicação de cada ator, cada membro da equipe, cada técnica nos dá uma sensação muito leve e agradável de felicidade de ter chegado até aqui”, comemora Justino.
O proprietário da Fábrica Produções, Pablo Pereira, complementa que a produção de Entramas trouxe uma série de oportunidades ao Tocantins, tanto pela expectativa de qualidade do trabalho que será entregue como também pelo foco de formação do audiovisual que o projeto agregou. “Aqui reunimos profissionais experientes do cinema em todo o País com equipes iniciantes, alguns até que estavam fazendo cinema pela primeira vez, seja como elenco ou até como produção. Isso é muito essencial para a formação e consolidação do mercado do audiovisual no Tocantins”, alegou.
A produção valoriza e evidencia a cultura do Tocantins com 90% de sua equipe composta por profissionais tocantinenses, sendo mais de 100 pessoas, entre equipe e elenco. A proposta do diretor Justino Vettore foi de tornar o set como uma escola prática de produção audiovisual, unindo profissionais experientes, intermediários e iniciantes com amplo perfil de diversidade, sendo pessoas negras, indígenas, mulheres e LGBTQIAPN+, dentre outros.
Experiência
A produtora executiva Mariana Mêmis Müller também ressaltou a importância do projeto de levar profissionais atuantes no mercado nacional para participação no projeto e formação de novos talentos. “A descentralização das produções no Brasil e a diversidade de olhares ao contar histórias passa obrigatoriamente por essa profissionalização, visto que a produção cinematográfica além de ter uma importância cultural também é uma indústria potente, que gera empregos e movimenta a economia”, declarou.
Uma das referências no estado do Tocantins na Direção de fotografia, Ernest Rheinboldt considera que participar da produção de um longa-metragem com uma equipe tão diversa é uma experiência de extremos. “Ao mesmo tempo em que sinto o peso da responsabilidade advindo da experiência pregressa na área, também há uma profunda satisfação em ver o crescimento dos novos talentos. Um pessoal engajado, com muita vontade de fazer de arte e cultura com muita paixão. Ver o progresso dos colegas é uma vitória compartilhada, e isso torna o esforço coletivo ainda mais gratificante. Em suma, é uma oportunidade de impactar positivamente o projeto, o audiovisual tocantinense, e as carreiras daqueles que estão começando, o que torna todo o desafio muito recompensador”, expressa o diretor de fotografia.
Um desses profissionais que iniciou a carreira na produção audiovisual com o desafio de um longa-metragem, amparado por profissionais mais experientes foi o ator Pedro Macedo. Para ele, a produção do filme aconteceu de um jeito ‘bonito e maravilhoso’, via troca de experiências com pessoas de todos os cantos. “Uma rede de profissionais incríveis. Durante esse percurso, me senti inserido diretamente na equipe de produção executiva do filme em que aprendi muito através de uma parceria genuína que cultivamos, além da minha parceria com a produção geral que me mostrou o todo da produção do filme. O meu coração é somente gratidão e levo aprendizados para vida”, descreveu.
A videoassist Gabriela Maria cumpriu a função pela primeira vez com Entramas. “Foi um dos momentos mais memoráveis da minha vida. Eu já fiz figuração no cinema, mas nem se compara a tudo o que eu aprendi com Entramas, desde a pré-produção até aqui nas gravações. Aprendemos muito com essa conexão de pessoas com muita experiência e pouca experiência, tornando a gente em uma família de apoio mútuo”, ressaltou.
Elenco
Da mesma forma, o elenco foi formado desde pessoas que nunca sequer fizeram um trabalho nas artes cênicas que compuseram a figuração até artistas pioneiros e de referência no Teatro no Tocantins, como Meire Maria, Cleuda Milhomem, Magna Carneiro, Luiz Navarro, João Welson Almeida, Luiz Navarro, Adailson Costa, Fernando França, Maria Clara Novais, Patrícia de Sá, Ana Kamila Castaño, Sávio Danrlley, Luma Gomes e Carlos Gontijo, dentre outros.
O ator global Gabriel Santana (conhecido por seus papéis em “Chiquititas” e “Pantanal”) veio pela primeira vez ao Tocantins especialmente para a gravação de Entramas, sendo o protagonista Anturio. “Foi uma experiência maravilhosa estar no Tocantins junto a pessoas tão talentosas e que me acolheram tão bem”, relatou Gabriel Santana.
Sinopse
filme conta a história da família Flores, que possui uma trupe de teatro mambembe e vive momentos delicados após a morte de seu menestrel. Após o ocorrido, as relações familiares se estremecem. O palco não convence mais e sem a caracterização restará a cada um lidar com a própria verdade: hora de o passado ser tirado a limpo.
Projeto
Uma realização da Fábrica Produções, o projeto foi contemplado no edital de Audiovisual, da Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins. A gravação do longa-metragem integra o projeto “Pasárgada” de produção e formação na linguagem cinematográfica.
Ficha Técnica
Direção: Justino Vettore
Produção: Pablo Pereira
Produção Executiva: Mariana Mêmis Müller
Direção de Fotografia: Ernesto Rheinboldt
Direção de Arte: Fernanda Rodrigues e Flaviana OX
1º Assistente de Direção: Laura Mansur
Direção de Produção: Raquel Etges
Platô: Danilo Moreira
Produção de Elenco: Ana Kamila Castaño
Figurino: Vivian Oliveira
Caracterização: Johnson Morais
Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu
2ª Assistência de Direção: Diane Luz
3ª Assistência de Direção: Ícaro Railan