A seleção para Agentes Territoriais de Cultura do Tocantins anunciou na segunda-feira última, 16, o Resultado Preliminar da Etapa de Análise da Atuação Cultural. De acordo com o Comitê de Cultura no Tocantins, gerido pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), o edital recebeu um total de 62 inscrições do Tocantins, sendo que deste 29 foram desclassificadas e 33 pessoas foram classificadas para a fase de entrevista.

Na lista de pré-seleção para a entrevista há inscrições de Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis. A lista completa pode ser conferida no site do Ministério da Cultura ou nas redes sociais da Fetac.

Etapas
Com esta fase de seleção, está em aberto o período para recursos dos desclassificados quanto às notas da Análise da Atuação Cultural, resultado este que será anunciado na próxima terça-feira, 23. Já os candidatos selecionados devem aguardar a etapa de divulgação das datas de realização das entrevistas, dia 29 de Julho.

Coordenador dos Agentes Territoriais no Tocantins, o professor Sebastião Silva explica que a proposta é de selecionar pessoas que já estão envolvidas no fazer cultural, com sensibilidade para perceber suas comunidades; que sejam animadoras culturais e reconheçam a importância dos saberes que permeiam as regiões imediatamente prioritárias.

O presidente da Fetac, Kaká Nogueira, apontou a importância do Tocantins contar com pessoas representadas no processo seletivo que são de todas as regiões. “Tornou-se um processo seletivo diverso, tanto quanto a pluralidade das pessoas que se inscreveram como quilombolas, indígenas, que atuam em diversas funções como artistas e técnicos, mas principalmente por conseguirmos alcançar inscrições de todas as regiões, que era uma meta de todos os Comitês e o Tocantins alcançou com êxito”, celebra Kaká Nogueira.

Qualificação
O edital busca qualificar profissionais para o desenvolvimento de ações culturais em suas comunidades e territórios, a partir dos princípios da educação popular, do combate a todas as formas de discriminação e da valorização da diversidade cultural, étnico-racial e regional, estimulando a economia da cultura e as cadeias produtivas locais.

Os agentes aprovados receberão formação continuada para a realização de atividades de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social em seus territórios. Também estão previstos encontros, eventos, ações de mobilização e articulação nas comunidades.

Programa
A iniciativa é parte da estratégia de implementação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), uma articulação territorial nacional que visa promover iniciativas e ações de mobilização social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informação e conhecimento sobre as políticas culturais.

As atividades são feitas por meio da rede de parceiros do programa, dos Comitês de Cultura e de Agentes Territoriais de Cultura. Estão abertas à participação de todas as pessoas, uma vez que são espaços de debate, comunicação e mobilização da sociedade civil.

Comitê de Cultura no Tocantins
Comitê de Cultura no Tocantins é gerido pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas do Tocantins (Fetac), presidida por Kaká Nogueira, ator, produtor e coordenador geral do Comitê. As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) foram selecionadas, por meio de edital, em dezembro de 2023. O termo de colaboração com as organizações tem duração de 24 meses.