O Regimento Interno do Conselho Municipal de Turismo de Palmas (Comtur) foi aprovado em reunião extraordinária na segunda-feira, 15, após 25 anos do início da sua discussão
A reunião online que aprovou o regimento foi comandada pelo presidente em exercício do Comtur Palmas, Marcelo Perim, na forma da lei, e contou com a participação de um número considerável de conselheiros.
Maria Arisleda Silva, presidente da Associação dos Profissionais de Turismo do Tocantins (Aprotur), disse que se sentiu muito honrada em participar desse momento histórico.
“Pudemos, mais uma vez, registrar os esforços de pessoas abnegadas em prol do turismo de Palmas. A aprovação do Regimento Interno do Comtur registra um momento histórico, onde a unidade em torno da causa do turismo é o nosso maior atributo. Palmas e nossa cultura merecem. Ganhamos todos nós com essa definição para nossa Capital”, afirmou.
Segundo Arisleda, a saga pela aprovação do Regimento Interno do Comtur vem desde 1999. “O conselho (de Turismo) foi construído bem antes, mas o regimento interno vem sendo trabalhado, dentro da prerrogativa de consolidar as atividades internas do Comtur Palmas, a partir de 1999. Desde então a gente luta para que se siga esse protocolo e esse regimento de forma auspiciosa. À época foi redigido (o regimento), mas até hoje não tinha sido aprovado.Hoje é dia de uma grande vitória para o turismo de Palmas. Estou emocionada, muito feliz, porque essa vitória é de todos nós, inclusive meus antecessores, guias de turismo que vieram antes de mim e daqueles que já se encontram do outro lado da vida”, disse, emocionada.
O presidente em exercício do Comtur Palmas, Marcelo Perim, afirma que a aprovação do documento é um passo muito importante para a conclusão das ações do Conselho, que se torna agora pautado por normas regimentais, com orientação não só para os conselheiros, como também para quem acompanha os trabalhos do órgão.
“Vivemos um momento em que as entidades que fazem parte do Comtur precisam tomar posse das suas cadeiras e ajudar o município a desenvolver o turismo na capital. Hoje é dia de comemoração. Apesar de tardio, é um momento de alegria para todos. Agora, seguindo os passos adotados pelo conselho em reunião extraordinária, partimos para discussão da Lei Municipal (do Turismo) e, em seguida, criar as condições para colocá-la em ação”, definiu.
Uma das etapas que precisa ser ativada urgentemente é resgatar o Plano Municipal (de Turismo), que foi elaborado através de uma consultoria em 2020, patrocinada pelo Sebrae Tocantins e Prefeitura de Palmas.
“Já tem quatro anos de déficit. A ideia é fazer uma atualização e recuperar esses quatro anos em atividade. O plano não foi colocado em ação. Talvez uma ou outra ação factual, que talvez tenha se tornado imperceptível, mas agora, com todo mundo engajado em contribuir com as ações desse plano municipal (de turismo) temos grandes chances de desenvolver a capital como uma cidade inteligente, turística, sustentável e que pode ser tão vista e tão atraente para os turistas como o Jalapão, que é o nosso carro chefe”, acredita Perim.