Para fechar o segundo dia da 26ª Conferência da Unale, nesta quinta-feira (09/11), o ator Nelson Freitas abraçou o humor e apostou no otimismo para lidar com as situações da vida em sua palestra motivacional. O encontro com o público do maior encontro de parlamentares da América Latina foi descontraído e encantou os participantes com histórias pessoais e bem-humoradas do cotidiano de qualquer brasileiro.
Ao som instrumental de “I Got You (I Feel Good)” do norte-americano James Brown, o artista subiu ao palco e elevou o clima da plateia, que animada, aplaudiu o artista. Ele começou agradecendo a oportunidade de falar com os responsáveis pelas leis do Brasil e de estar no Ceará. Aproveitou o momento também para lembrar nomes de grandes artistas cearenses, como o humorista Tom Cavalcante e o cantor Fagner.
O humorista apostou no improviso e abriu o coração para a plateia relembrando sua trajetória acadêmica e profissional, incluindo alguns papéis como ator e humorista na teledramaturgia brasileira. “Tempo vai passando e quando você menos espera, você olha uma fotografia e diz: ‘Tô velho’”, brincou. Ele contou situações de sua velhice, como olhar no espelho e se enxergar velho, as dores de se abaixar para calçar os sapatos, a falta de memória recente, tudo em tom muito sereno. O ator também fez diversas interações com o público enquanto contava histórias pessoais do seu tempo de juventude, arrancando gargalhadas e reações espontâneas da plateia.
Nelson destacou a importância do riso no funcionamento do nosso corpo e como ele transforma nosso humor, relembrando uma história pessoal. “Eu encontrei um lugar de fala onde a gente percebe que o riso nos favorece muito. Depois que eu cresci e comecei a trabalhar com humor, eu percebi o quanto rir é o melhor remédio e (pude) entender como a biologia do riso transforma nossas vidas. Nós somos os únicos seres da Terra que temos capacidade de mudar o que a gente sente. O riso é contagioso”, comemorou.
Para encerrar a palestra, Nelson celebrou a oportunidade de estar compartilhando sua história com aqueles que ajudam a escrever todo dia a história do nosso país. “Tenho a honra de estar aqui, e torço para que, dentro de cada estado de vocês, vocês consigam, com o trabalho e colaboração de vocês, fazer a diferença, porque você não é deputado, senador, presidente por muito tempo. Você está a serviço das pessoas que te elegeram, a serviço do seu país”, finalizou.
Por Vandecy Dourado