Abertura do Jeits ocorreu na Praia da Graciosa, em Palmas, no sábado, 30, reunindo mais de 700 estudantes indígenas de sete etnias do Estado. Competição encerra nesta segunda-feira, 2, com decisão do futebol Society no Clube da Caixa, a partir das 8h
O evento faz parte das comemorações dos 35 anos do Tocantins e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa.
Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), os Jogos Escolares Indígenas reúnem mais de 700 estudantes-atletas indígenas entre 12 e 17 anos, de 35 escolas, representando sete povos originários do Tocantins: Apinajé, Karajá-Xambioá, Krahô, Javaé, Karajá, Krahô-Kanela e Xerente.
O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância de fortalecer a identidade cultural indígena, fomentar o intercâmbio entre os povos originários do Tocantins e estimular a socialização, enquanto incentiva a prática esportiva comum entre essas comunidades únicas. “Esse momento é único, de junção de várias etnias, de intercâmbio entre os nossos povos, enriquecendo o nosso Estado, a nossa gente. Nós temos uma dívida histórica com os povos originários e nosso Governo vai valorizar ainda mais a nossa gente. Desejo um bom jogo para todos os atletas que estão comprometidos com o esporte, com sua comunidade, com o nosso Tocantins, declarando assim aberta a segunda edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins”, declarou o governador Wanderlei Barbosa.
A abertura oficial da competição contou com apresentações culturais indígena; desfiles das sete delegações; apresentações de modalidades esportivas e corrida com a tocha olímpica.
Jeits
Os Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits) seguem até esta segunda-feira, 2, com 11 modalidades diferentes, incluindo arco e flecha, arremesso de lança, luta corporal, corrida de 100 metros rasos, corrida de resistência de 2 e 3 mil metros, corrida com varinha 4×100 metros, corrida com tora, cabo de guerra, natação e futebol society.
Os jogos de futebol society serão realizados na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso; Escola do Flamengo e Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF).
Melhores atletas indígenas em dez modalidades são premiados em cerimônia do II Jeits
Após disputas acirradas no sábado, no domingo, 1⁰ de outubro, ocorreram as semifinais, as finais e as premiações em 10 modalidades: natação, corrida de resistência, corrida 100m, arco e flecha, luta corporal, corrida de tora, corrida de varinha, arremesso de lança e cabo de guerra.
Campeões estreantes
Na primeira vez que veio à Capital, o estudante-atleta Kahomana Wehaju Javaé, da Escola Indígena Ijawala, de Sandolândia, foi o vencedor da prova arco e flecha.
Da Escola Estadual Indígena Tekator, de Tocantinópolis, Ana Cristina Dias Fernandes, 15 anos, é da equipe campeã da corrida de tora e estava emocionada com a conquista.
Socialização e integração
Para o gerente de Educação Indígena da Seduc, Ercivaldo Xerente, os Jeits estão sendo importantes para promover a socialização e a integração dos povos indígenas do Estado, contemplados pela política educacional do Governo do Tocantins. “Os jogos estão fazendo a função de compartilhar e de tornar prática a convivência entre nós. É uma experiência única da qual temos muito orgulho em participar”.
O boletim, com a classificação de todos os competidores das provas encerradas neste domingo, está disponível no site da Seduc.
Fonte: Governo do Tocantins