Por Marcia Alves
O município desponta como novo roteiro das Serras Gerais e já recebe investimento milionário em ecopousada
Um roteiro fascinante em meio às Serras Gerais está surgindo e promete revolucionar a história de Lavandeira. Jornalistas toparam embarcar na Caravana da Abrajet/TO (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) que está de volta com a missão de tornar conhecidos os destinos turísticos do Tocantins. Nessa retomada de viagens, a caravana foi desbravar as Serras Gerais. Saindo de Palmas na madrugada de quinta-feira, dia 21, a van levando oito jornalistas percorreu 500 km até o pequeno município de Lavandeira, região sudeste do Tocantins. Com 1.626 habitantes, o município está enxergando no turismo um caminho para se desenvolver e gerar prosperidade aos moradores e pequenos empreendedores locais. Essa é a aposta do prefeito Roberto César Ferreira. “O turismo será a grande transformação não só de Lavandeira, como de toda a região das Serras Gerais”, afirmou. Ele destaca que sua gestão vem trabalhando para melhorar a infraestrutura dos pontos turísticos a fim de que o turista possa conhecer, gostar e voltar. Além de levar Lavandeira como novo roteiro turístico para o Tocantins e o Brasil. “A gente está muito animado e otimista com o turismo da nossa cidade. O mais importante nós temos. Deus nos contemplou com a natureza, com muitas belezas naturais”, pontuou o prefeito.
Roberto César, prefeito de Lavandeira
Lavandeira tem 468 km2 de extensão. Antes da emancipação, pertencia ao município de Aurora, que fica a 25 km. Talvez por essa proximidade territorial, alguns confundam que atrativos conhecidos como o Cantinho do Sonho, a Praia do Pequizeiro e a Praia do Puçá pertençam a Aurora, mas na verdade os três atrativos e muitos outros fazem parte de Lavandeira, um município rico em belezas naturais. A região tem um conglomerado de cachoeiras, poços para banho de águas clarinhas e pequenas praias que se formam às margens dos rios Palma e Ribeirão. Os atrativos ficam entre 23 km e 30 km distante do centro da cidade.
Uma característica comum em todos os pontos turísticos é a água cristalina e areias finas e brancas ao fundo dos rios. Detalhe que torna os banhos prazerosos, numa combinação perfeita com a natureza do lugar. O clima fresco, aliado ao ambiente tranquilo são um convite para permanecer horas renovando as energias, seja na água ou descansando nas redes, muito comuns nos atrativos locais.
Paulo´s Balneário: Fica dentro da cidade
Primeiro dia da Caravana
Os jornalistas tiveram três dias de roteiro para conhecer os principais pontos de visitação turística de Lavandeira. Após serem hospedados no Recanto das Águas, que fica dentro da cidade, o grupo almoçou e conheceu o local que além de piscinas, tem uma opção de banho imperdível às margens do Rio Palma. A proprietária Kerline Mendes Dias oferece hospedagem com quartos e chalés. Uma estrutura completa com bar e restaurante, com pratos típicos da culinária tocantinense, e ampla área de lazer. Após o almoço, o grupo conheceu o Rancho Três Irmãos, da dona Maria de Deus Lima. O local é simples, mas a acolhida é boa e fica dentro da cidade. Dona Maria dispõe de quartos para pernoite ou diárias. O Rio Palma passa do lado como opção de banho para o turista. “Quem não quiser se hospedar pode acampar”, explica. Ela também prepara refeições ao gosto do cliente.
Piscina do Recanto das Águas
Rio Palma passando ao fundo Ambiente do bar e restaurante
Lavandeira tem outro atrativo no centro da cidade que é o Paulo´s Balneário. Um local muito bom para tomar banho, água fresca e uma linda paisagem. O empreendimento é do casal atencioso Paulo e Cristiane. Eles não cobram para ter acesso ao local, mas orientam que os visitantes consumam bebida do estabelecimento, que também serve comida. “Atendemos aos sábados e domingos, com almoço, frango caipira, peixe, porção de carne de sol com mandioca e ainda temos três quartos para hospedagem, ainda estamos nos estruturando, e temos o principal: um bom atendimento”, garante Cristiane.
Lajedo no Paulo´s Balneário
Anoiteceu e o grupo de jornalistas foi recepcionado pelo prefeito Roberto César e pela secretária do Turismo, Conceição das Dores, no coreto, em frente à Praça da Matriz. Na ocasião, Conceição apresentou dados do inventário turístico feito no município que catalogou vários atrativos turísticos de Lavandeira. Vale ressaltar que o município está no mapa do turismo e é nesse lugar onde quer permanecer.
Nessa noite, o grupo também conheceu o empresário Geovane de Souza, que junto com seu sócio Dennes de Souza, vai construir em Lavandeira a ecopousada Serras Gerais, que promete ser o maior empreendimento turístico das Serras Gerais. Geovane mostrou como será a ecopousada, com direito a bangalôs, mirantes, piscinas com borda infinita, decks e muitas opção de lazer em meio à natureza, mas com muito conforto e sofisticação. As obras devem começar em agosto. O investimento inicial será na casa dos R$ 18 milhões, apenas nos três primeiros anos.
Segundo dia: trilhas e banhos
Após um café da manhã reforçado na lanchonete da dona Cláudia, a caravana pegou a estrada para fazer um dia inteiro de rota turística. Primeira parada foi conhecer as futuras instalações da ecopousada Serras Gerais. O Geovane fez questão de ser nosso guia e contar como será o empreendimento, que será construído numa área de 91 hectares. Ele já vende o roteiro de uma trilha para turistas que querem conhecer o local: a Trilha da Ilha das Corredeiras. Um trajeto com 12 atrativos, que leva em média 40 minutos para ser percorrido, com muitos pontos de banho para o turista se deliciar nas águas transparentes do Rio Palma. “Teremos bangalôs, restaurantes, área de lazer, academia, mirante, decks, piscina com borda infinita, com e muitas outras opções de passeios e esportes para o turista”, antecipou.
Corredeira na Trilha da Ilha/Geovane de Souza, empresário sócio da futura ecopousada Serras Gerais/ Poço do Babaçu
O segundo ponto de parada da Caravana da Abrajet/TO foi o Cantinho do Sonho, que se vende como um local de conforto e lazer. E realmente o atrativo é magnífico, ideal para quem busca um refúgio de tranquilidade. Aqui o Rio Palmas foi generoso porque as águas são transparentes ao extremo, com muito verde em volta. O seu José Santana e a dona Maria Brasilina prepararam o lugar para receber o turista com muito aconchego e ainda servem aquele almoço delicioso com pratos típicos locais: galinha caipira, moqueca de peixe e carne de sol.
Cantinho do Sonho: Tranquilidade é aqui
Para o turista que não se contenta em ficar apenas algumas horas almoçar e depois voltar pra casa, Lavandeira tem o Rancho Paraíso, que oferece locação do espaço por diária, para até 15 pessoas ao preço de R$ 1.200,00. O lugar tem a beleza do Rio Palma, com suas águas claras e areias branquinhas, aliado ao conforto do lugar, com quartos e um espaço gourmet completo para o grupo que alugar preparar seu prato favorito.
Rancho Paraíso: Alia conforto e belezas naturais/Yuri William é o proprietário do rancho
Turista que ser bem recebido e foi assim que a caravana da Abrajet se sentiu ao chegar no Rancho Harmonia. Dona Marilena e seu Domingos não economizaram no cardápio, com direito a churrasco e galinha caipira, além de bebidas geladinhas. Se não bastasse tanto carinho e atenção do casal, ainda nos trouxeram doces caseiros de leite com coco, melado de açúcar de engenho, doce de buriti e pudins de leite. Tudo isso o turista encontra no sítio, que tem uma grande área de camping e o Rio Palma com toda sua beleza em volta. Basta reservar o local e encomendar que o almoço é ao gosto do cliente.
Churrasquinho no Sítio Harmonia
Após o almoço, o grupo ainda visitou três pontos turísticos de Lavandeira: A Cachoeira do Bartolomeu, a Cachoeira da Andorinha e a Cachoeira do Sombra. Estas duas últimas são um sonho de cachoeira, com quedas d´água de recarregar as energias.
Terceiro dia: Praias do Pequizeiro e Puçá
A Caravana da Abrajet/TO se despediu do Recanto das Águas após o café da manhã e partiu para o último dia de desbravamento das Serras Gerais. Na rota: Praia do Pequizeiro, Poço Paraíso e Praia do Puça. Destinos mais conhecidos do público. Na Praia do Pequizeiro, muita natureza e as águas claras e esverdeadas do Rio Ribeirão são um convite para um mergulho. O local pertence a dois irmãos, seu João Fonseca e seu Jacir Paulo de Sales, mas é o Walterley Moura Sales, filho de seu Jacir que toca o negócio há cinco anos. A Praia do Pequizeiro serve almoço: moqueca de pintado, galinha caipira, carne de sol e petiscos. Mas como não tem energia no local, é preciso fazer reserva com antecedência. Uma prova da garra desses pequenos empreendedores que acreditam no turismo como fonte de renda.
Praia do Pequizeiro: Águas cristalinas e areais branquinhas
Passamos no Poço Paraíso e cruzamos com um grupo de turistas de Barreiras-BA e Luiz Eduardo Magalhães-BA trazidos pelo Geovane, que como dissemos já atua no turismo local, promovendo a visitação dos pontos turísticos do município.
De lá, a caravana seguiu para a Praia do Puçá, onde foi recebida pelo Alex Vieira de Sena. Ele já tinha reservado um quiosque rústico para a equipe, enquanto preparava um delicioso almoço com pratos à base de peixe, carne de sol e galinha caipira. Os jornalistas aproveitaram para explorar o local que é um destino já consolidado na região pela grande procura. Havia um grande número de turistas nos quiosques para passar o dia e alguns grupos na área de acampamento. O lugar tem uma beleza natural incrível, sendo muito frequentado por famílias e grupos de amigos. Vale à pena conhecer.
Praia do Puçá: Destino queridinho na região
A Revista Giratur fez parte da Caravana da Abrajet/TO e irá publicar uma série de reportagens sobre os principais atrativos, de forma individualizada, a fim de informar melhor as peculiaridades de cada lugar. Se você se interessa, fique atento que estaremos contando em detalhes tudo sobre essa nova rota do turismo nas Serras Gerais.
Fotos: Márcia Alves e Mara Santos
Mais informações:
Recanto das Águas (Pousada e Restaurante) – 63 99275-3254
Rancho Três Irmãos (Camping e Hospedagem) – 63 99204-8709
Paulo´s Balneário (Restaurante) – 61 99136-5243
Trilha da Ilha das Corredeiras – 77 99971- 0833
Cantinho do Conforto (Atrativo e Restaurante) – 63 99111-0420
Rancho Paraíso (Locação) – 62 99973-1789
Sítio Harmonia (Camping e Restaurante) – 62 99663-4063
Cachoeira Andorinha (Visitação/ Guia Paulinho) – 62 99121-0347
Praia do Pequizeiro (Restaurante e Camping) – 63 99311-0268
Poço Paraíso (Visitação/ Guia Adeilson) – 63 99254-5226
Praia do Puçá (Restaurante e Camping) – 63 99122-5278
fonte: revistagiratur.com.br