O projeto definirá o sistema de sinalização diurna e noturna do lago, mensurando a quantidades de sinalizadores e suas posições, assim como o levantamento financeiro para a execução do projeto. O presidente da Agência de Obras e Infraestrutura do Estado do Tocantins (AGETO), Márcio Pinheiro, sinalizou positivamente para apoiar no custo do projeto inicial da sinalização.
Na última quinta-feira, dia 15 de junho, o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da FECOMERCIO (CETUR) Marcelo Perim, o comandante da Capitania Fluvial do Araguaia Tocantins, Capitão de Fragata Artur Roberto Quirino da Silva, o presidente da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) João Lucio Lopes Perim, e o Consórcio Intermunicipal do Lago (CI) Prefeito Manoel Silvino Gomes Neto reuniram-se com o Presidente da Agência de Obras e Infraestrutura (AGETO) Márcio Pinheiro Rodrigues, para além de apresentar o trabalho realizado pela Marinha que gerou a planta batimétrica, solicitar apoio para viabilizar a execução do projeto de implantação do Balizamento do Lago.
O presidente da Ageto sinalizou positivamente no sentido de o Estado contribuir com recursos para concretização da obra e ofício nesse sentido foi protocolado na AGETO no dia seguinte à reunião.
A implantação da sinalização náutica do lago de Palmas possibilitará maior segurança aos usuários do lago, nas atividades de laser e de turismo como a pesca esportiva e os passeios de embarcações. Com o processo de regulação das hidroviárias do lago será aberto mais um grande potencial que é o modal de transporte hidroviário, podendo ser explorado do percurso da cidade de Porto Nacional até a UHE – Luiz Eduardo Magalhães.
Marcelo Perim, Presidente do CETUR, falou da importância de parcerias entre a iniciativa privada e o poder público para a geração de resultados positivos, considerando o objetivo comum que é o desenvolvimento econômico de forma sustentável do estado. Existe um mercado muito grande a ser alcançado em âmbito nacional e internacional que envolve a indústria, o comercio e serviço relacionado ao mercado náutico. “O Lago de Palmas tem um potencial muito grande a ser explorado e transformado em desenvolvimento econômico para os municípios que fazem parte do consórcio.” destacou.