O Golden State Warriors começou o último período do jogo 5 contra o Denver Nuggets com 8 pontos de desvantagem. Mas Stephen Curry e Gary Payton II não tinham um jogo 6 em mente. Cada armador anotou 10 pontos na parcial decisiva. O time se recuperou no calor da torcida, e os Warriors venceram por 102 a 98, na noite desta quarta-feira, em San Francisco. O placar de 4 a 1 fecha a série, e o próximo desafio é contra Memphis Grizzlies ou Minnesota Timberwolves, pelas semifinais da Conferência Oeste.
Curry terminou com 30 pontos. Conhecido por ser um especialista em defesa, Payton fez 15 no total, o mesmo que Klay Thompson. Andrew Wiggins colaborou com 12, enquanto que Draymond Green adicionou 11, além de 6 assistências. Golden State precisou suar no fim, mesmo com Nikola Jokic sofrendo com lesão na coxa e contagem de cinco faltas com 8:19 por jogar. O atual MVP e favorito novamente ao prêmio terminou com 30 pontos (12 no último quarto), 19 rebotes e 8 assistências.
DeMarcus Cousins teve ótimo desempenho nos momentos em que Jokic precisou sair de quadra. Terminou com 19 pontos, seu recorde da carreira em playoffs. Aaron Gordon anotou 15 pontos, além de 8 rebotes, e deu trabalho aos Warriors no garrafão. Will Barton e Monte Morris colaboraram com 14 pontos cada. A temporada de Denver chega ao fim de maneira digna, após lidar com lesões que afastaram o armador Jamal Murray (que sequer estreou) e o ala Michael Porter Jr. (que jogou apenas 9 vezes na temporada regular).
Golden State retorna às semifinais de conferência depois de dois anos fora da pós-temporada. Stephen Curry começou como titular no jogo 5, ao contrário dos quatro anteriores. Ele estava em recondicionamento após lesão no pé que o afastou por um mês. O astro foi decisivo, mais uma vez, e será fundamental contra Grizzlies ou Timberwolves. Os Warriors não tiveram retrospecto positivo contra nenhum dos dois times na temporada regular: 1-3 contra Memphis e 2-2 contra Minnesota.