As autoridades chilenas anunciaram que a partir de 3 de fevereiro a Ilha de Páscoa será reaberta para turistas nacionais e internacionais. Para entrar, é necessário ter o Passe de Mobilidade (vacinas validadas no caso de estrangeiros) e o teste PCR negativo no máximo 48 horas antes da saída do voo.
A reabertura está prevista para coincidir com o agitado festival cultural Tapati, que este ano foi realizado sem visitantes, e para 2022 está previsto entre 28 de janeiro e 7 de fevereiro. A Latam será a companhia aérea que retomará os voos regulares para a ilha.
Rapa Nui está fechada desde março de 2020, devido à pandemia. Em todo esse tempo, registrou apenas 9 casos de Covid-19, o último deles em setembro de 2020.
Há poucas semanas a comunidade local realizou uma votação para decidir a reabertura da ilha, onde a opção “Não” foi imposta à chegada de turistas, as autoridades declararam que tomaram a decisão após “múltiplas reuniões informativas e diálogo com os comunidade”.
Hoje, 77,6% dos residentes da Ilha de Páscoa com mais de 12 anos de idade têm a primeira dose (5.399 pessoas) e 70,9% o esquema vacinal completo.
Por: Yennifer Contreras
Fonte: melhoresdestinos.com.br