Uma das perguntas mais frequentes em relação à pandemia do COVID-19 é: quando poderemos viajar novamente?

Esclarecemos abaixo algumas das dúvidas mais frequentes em relação a viajar em tempos de pandemia, explicamos quais são fronteiras abertas para brasileiros e compartilhamos algumas dicas caso seja necessário programar uma viagem.

Atenção: este artigo foi atualizado pela última vez em 15 de março de 2021 e estava correto no momento da postagem. Para obter as informações mais recentes, verifique nosso mapa global de restrições de viagens atualizado diariamente.

Quando poderemos viajar para o exterior?

Ainda é difícil dizer quando poderemos viajar para o exterior como antes, mesmo com o início da vacinação contra o coronavírus. Apesar de haver países com fronteiras abertas para brasileiros, a OMS afirma que viajar durante a pandemia é assumir um risco e, portanto, deve ser evitado.

Ministério da Saúde no Brasil orienta que viagens internacionais sejam realizadas apenas em caso de necessidade. A atenção ao viajar para o exterior deve ser redobrada, pois as restrições de entrada mudam frequentemente e o risco de contágio por coronavírus segue sendo muito alto.

Quais são os países abertos para brasileiros?

No momento, temos 9 países abertos para brasileiros com restrições leves, de acordo com o nosso mapa interativo com as restrições de viagem ao redor do mundo.

Há ainda 99 países que brasileiros podem entrar com restrições moderadas, desde que cumpram com exigências como quarentena e teste para Covid-19, e 117 países com restrições fortes, praticamente fechados, especialmente para turismo.

Veja abaixo alguns destaques de para onde brasileiros podem viajar agora, com restrições leves e moderadas:

  • Bolívia: é necessário ter um certificado médico com resultado negativo para o teste PCR Coronavirus (COVID-19), emitido no máximo 3 dias antes da chegada. Um formulário também deve ser preenchido e entregue na chegada ao país;
  • Costa Rica: um formulário deve ser preenchido online antes da partida do voo para a Costa Rica, e o QR code gerado deve ser apresentado na chegada ao país. Também é necessário ter um seguro de viagem com cobertura de custos de tratamento e acomodação em caso de contaminação por Coronavírus (COVID-19);
  • México: um formulário deve ser preenchido e entregue na chegada ao país;
  • República Dominicana: um bilhete eletrônico ou um formulário de declaração de saúde deve ser preenchido e entregue antes da partida. Os passageiros estão sujeitos a exames médicos na chegada;

Quando poderemos viajar para os Estados Unidos?

Os Estados Unidos são um dos países fechados para passageiros vindos do Brasil atualmente, mas as restrições de viagem dos EUA podem mudar a qualquer momento. Você pode conferir mais informações e dicas no nosso artigo sobre quando poderemos viajar para os Estados Unidos de novo e, inclusive, conferir se você se encaixa nas exceções de entrada no país.

Quando poderemos viajar para a Europa?

Não há previsão para a liberação de entrada de brasileiros na Europa hoje, ainda mais depois da mais recente onda de contaminação e das novas cepas de coronavírus identificadas no Brasil. Porém, algumas companhias aéreas mantiveram rotas para o Brasil e alguns países aceitam brasileiros, como é o caso da Eslovênia, ainda que exija quarentena de 10 dias e teste PCR negativo para coronavírus ou comprovante de vacinação.

Quando poderemos viajar para Portugal novamente?

Se você está se perguntando se Portugal está recebendo turistas brasileiros, saiba que as restrições estão muito fortes no país e não há como prever quando Portugal vai abrir as fronteiras para o Brasil em 2021.

Veja o nosso mapa com restrições de viagem em tempos de coronavírus e confira outros países europeus que estão parcialmente abertos e quais os países que aceitam brasileiros na pandemia. Aproveite e descubra também tudo o que você precisa saber sobre exame PCR para COVID-19 antes de viajar!

Quando poderemos viajar no Brasil?

Praticamente um ano depois da chegada do vírus ao Brasil, ainda não temos resposta para essa pergunta. Infelizmente, entramos em março de 2021 com a situação da pandemia no Brasil em um nível alarmante e vários destinos estão optando por fazer lockdown para diminuir o risco de contágio. Nesse momento, o mais prudente é sair de casa o mínimo possível, portanto, viagens não são recomendadas.

Medidas de segurança para viajar pelo Brasil

Para auxiliar e diminuir os impactos no turismo nacional, o Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, um programa que estabelece boas práticas e protocolos de higienização para todos os segmentos de viagem e que auxilia viajantes a como planejar uma viagem com segurança.

Em território nacional, a recomendação do Ministério da Saúde continua a mesma: viajar somente em caso de necessidade. Se for inevitável, siga as orientações vigentes:

  1. Reforçar os hábitos de higiene e de proteção, como a uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel 70%;
  2. Em casos de sintomas de gripe, buscar atendimento nos serviços de saúde e evitar contato com outras pessoas.

Como está a reabertura nos principais destinos do Brasil?

A movimentação provocada pelos feriados de final de ano e de Carnaval aumentou o número de contaminações em muitas cidades e fez com que medidas mais restritivas fossem impostas. Grande parte dos hotéis e atrações turísticas do Brasil havia reaberto seguindo medidas de segurança (como número máximo de visitantes, horários restritos e uso de máscara), mas foi forçada a pausar as atividades em março em decorrência da nova onda de contaminações.

Como cada estado e cidade é livre para estipular suas restrições de viagem, para saber se o comércio local está funcionando, se a rede hoteleira está recebendo toda a sua capacidade ou se os pontos turísticos estão abertos, consulte sites oficiais das localidades a serem visitadas.

Quando poderemos viajar para o Nordeste?

O Nordeste, uma das regiões mais buscadas pelos brasileiros para viagens na pandemia, teve que frear os planos de reabertura em função da grave onda de contaminação por COVID-19, ocasionada especialmente após os feriados de Ano Novo e Carnaval. Confira a situação atual nas capitais nordestinas mais buscadas por viajantes:

Quando poderemos viajar com segurança?

Voltaremos a viajar com total segurança quando conseguirmos controlar a propagação do vírus ao redor do mundo. Apesar do início da vacinação contra o coronavírus, as estimativas em relação à imunização geral, especialmente no Brasil, mudam constantemente. Enquanto isso, a solução é aguardar e viajar apenas se realmente necessário e sempre respeitando as medidas de segurança.

Posso começar a planejar viagens?

Planeje agora, viaje depois! Tenha em mente que ainda estamos em vivendo em uma pandemia e que viajar agora pode colocar você e outras pessoas em risco. Portanto, esteja sempre atento às restrições de viagem e às medidas de segurança de cada destino e foque na flexibilidade ao planejar uma viagem em 2021, especialmente uma viagem para o exterior.

No Brasil, mesmo com a abertura gradativa de lugares públicos e atrações turísticas, a situação pode mudar dependendo do avanço ou controle da proliferação do vírus.

Se precisar viajar, atente-se para políticas de cancelamento e considere contratar tarifas mais flexíveis, mesmo que custe mais caro. Dessa forma, caso seja necessário cancelar ou adiar a viagem, você terá mais possibilidades. Além disso, esteja preparado para ter os planos alterados, seja pela linha aérea, seja pela hospedagem. Em tempos de pandemia, nenhuma reserva é 100% garantida.

Dúvidas frequentes sobre viajar na pandemia

Quando viajar novamente ou quando será seguro viajar de novo são apenas algumas das dúvidas comuns entre viajantes. Confira abaixo algumas das principais perguntas respondidas sobre o COVID-19 e viagens.

Como saber se um destino é seguro?

OMS estipula parâmetros para avaliar o quão seguro é viajar entre países abertos para turismo. É preciso levar em consideração detalhes como situação epidêmica, tanto do local de origem quanto do destino, capacidade de monitoramento de casos e de visitantes e controle sanitário na chegada.

Vou viajar, preciso ficar de quarentena?

Manter o isolamento social é a melhor maneira de evitar a proliferação do vírus. Por isso, muitos países estão exigindo quarentena de até 14 dias para visitantes – você pode conferir no nosso mapa de restrições de viagem quais países liberados para brasileiros exigem quarentena.

Quais cuidados devo ter ao viajar para o exterior durante a pandemia?

O Ministério da Saúde recomenda conferir se o país está aberto para brasileiros e quais são os requisitos de entrada. Ao retornar de uma viagem internacional para o Brasil, tenha em mente as novas regras para passageiros tanto brasileiros quanto estrangeiros: necessidade de teste PCR negativo para coronavírus feito em até 72h de antecedência e preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV) online. Ao chegar no Brasil, recomenda-se reforçar os hábitos de higiene e proteção. Caso você apresente sintomas do novo coronavírus, busque atendimento médico.

Posso desistir da viagem em cima da hora?

Sim, você pode, mas deve estar atento às regras de remarcação e reembolso das companhias aéreas, locadoras de carros e hotéis, pois a desistência pode custar caro. Nesse sentido, sempre indicamos que você faça reservas flexíveis – isso poder ajudar você a poupar tempo, dinheiro e energia.

Obs: Matéria datada em 15 de março de 2021, dia em que todas as informações contidas na matéria foram checadas.
* As informações contidas nesta matéria podem ser atualizadas a qualquer momento.

Fonte: www.skyscanner.com.br