Drew Brees anunciou oficialmente sua aposentadoria da NFL neste domingo. Após 20 anos, o quarterback do New Orleans Saints deixa a liga como um dos maiores de todos os tempos e detentor de inúmeros recordes. O, agora, ex-quarterback do New Orleans Saints deixa a liga com um título de Super Bowl.
No anúncio, os filhos de Brees celebram que o pai “finalmente vai passar mais tempo com a gente”. O bom humor das crianças é acompanhado de um texto emocionado de Brees aos fãs e companheiros.
– Todos os dias eu me dediquei de corpo e alma para ser um quarterback. Até o fim, me exauri para dar tudo o que tinha para a organização dos Saints, minha equipe, e a grande cidade de Nova Orleans. Compartilhamos alguns momentos incríveis juntos, muitos dos quais estão gravados em nossos corações e mentes e sempre farão parte de nós. Vocês me moldaram, me fortaleceram, me inspiraram e me deram uma vida inteira de memórias. – escreveu Brees
Brees é o único quarterback a ter mais de uma temporada passando para mais de 5 mil jardas. Ele fez isso cinco vezes. Em fevereiro de 2010, conquistou o maior feito de sua carreira, o Super Bowl XLIV, com direito a ser eleito o MVP do único título da história dos Saints. Não a toa, Brees é o líder em jardas aéreas na história da liga. Ao todo foram 80.358 jardas. Além disso, o quarterback foi selecionado para o Pro Bowl (o jogo das estrelas da NFL) 13 vezes e para a seleção da temporada uma vez.
Draftado pelo San Diego Chargers, em 2001, Drew Christopher Brees começou a carreira no time da Califórnia sob muitas desconfianças, especialmente por conta de sua altura (tem 1,83m, pouco para um quarterback). Ainda em San Diego, calou os críticos e mostrou que tinha nível sim para ser um quarterback titular na NFL, mas a passagem nos Chargers durou apenas quatro anos.
Em 2005, o camisa 9 sofreu uma grave lesão no ombro direito, que parecia que encerraria sua carreira. Mas o New Orleans Saints apostou em Drew e deu uma chance a ele de seguir jogando. Em Nova Orleans, Brees encontrou mais do que um time, encontrou a si mesmo e elevou completamente seu patamar como jogador. Foram 15 temporadas, sempre figurando entre os melhores quarterbacks da NFL e se consolidando como um dos melhores da história.
Em sua última temporada Brees teve 2942 jardas, 24 touchdowns e apenas 6 interceptações. O QB chegou a jogar com costelas quebradas para defender o time de Nova Orleans. Os Saints perderam nos playoffs para o Tampa Bay Buccaneers de Tom Brady. Muitos já especulavam que seria a última chance de Brees buscar o segundo anel de campeão.
Fonte: globoesporte.globo.com
Imagem: Getty Images/Jonathan Bachman