O Tampa Bay Buccaneers é o grande campeão do Super Bowl LV! O time da Flórida, comandado por Bruce Arians conquistou o seu segundo troféu Vince Lombardi ao bater o Kansas City Chiefs por 31 a 9, neste domingo (07). O título foi ainda mais especial por ser conquistado no Raymond James Stadium, casa dos Bucs.

O primeiro título da franquia havia sido conquistado no Super Bowl XXXVII, em janeiro de 2003 contra o então Oakland Raiders. É também a primeira vez desde o título do Green Bay Packers, na temporada 2010, que um time que entrou nos playoffs via Wild Card conquista o título.

A conquista é a sétima do quarterback Tom Brady – a primeira com os Bucs – que aos 43 anos empilha recordes e se firma cada vez mais como o jogador mais bem sucedido e com os melhores números da história da National Football League. Neste jogo, sua parceria com Rob Gronkowski, velho conhecido de New England Patriots, fez a diferença, com dois passes para touchdown. O camisa 12 lançou para 201 jardas e três touchdowns, levando também o prêmio de MVP da decisão.

Pelo lado dos Chiefs, o quarterback Patrick Mahomes sofreu com uma lesão no pé, que o limitou desde o confronto divisional contra o Cleveland Browns. O ataque do time comandado por Andy Reid sofreu durante todo o jogo com a defesa potente comandada pelo coordenador defensivo Todd Bowles, que derrubou o camisa 15 três vezes e interceptado duas vezes, além de limitado a apenas 270 jardas.

O JOGO

O início de jogo foi de domínio das defesas, que forçaram punts dos ataques comandados por Tom Brady e Patrick Mahomes nos primeiros drives. KC abriu o placar a cinco minutos do fim do primeiro quarto, com um chute de 49 jardas de Harrison Butker. Tampa, porém, respondeu da melhor maneira no drive seguinte: uma campanha que somou ótimos passes de Brady com corridas que terminou em touchdown após o camisa 12 achar seu alvo preferido, Rob Gronkowski, livre para deixar o placar em 7 a 3.

No início do segundo quarto, o ataque dos Bucs chegou na beira da end zone, mas acabou barrada em uma quarta descida após a defesa dos Chiefs bloquear uma corrida de Ronald Jones. Logo depois, porém, não teve jeito. Em drive marcado por duas faltas decisivas dos Chiefs (incluindo uma que resultaria em uma interceptação de Tom Brady), Tampa abriu 14 a 3 após outra combinação Brady-Gronk.

Perto do fim do segundo período, Kansas City conseguiu finalmente um bom drive, mas acabou parando na red zone e teve de se contentar com outro chute de 34 jardas de Butker. Os Bucs, porém, responderam com touchdown novamente em campanha marcada por duas faltas da secundária dos Chiefs que resultaram em mais sete pontos para o time da Flórida após passe de Brady para Antonio Brown. O time da casa foi para o intervalo vencendo por 21 a 6.

Kansas começou o segundo tempo anotando mais um FG com Butker, desta vez de 52 jardas. Mas logo depois, Tampa respondeu com touchdown novamente, após corrida de 27 jardas de Leonard Fournette. Logo depois, Mahomes acabou interceptado pelo calouro Antoine Winfield Jr. O time da Flórida capitalizou o turnover com um chute de 52 jardas de Ryan Succop.

No último quarto, uma nova falha em uma quarta descida praticamente matou as chances do bicampeonato dos Chiefs, que ainda tentou o touchdown em outras oportunidades, mas não conseguiu encontrar respostas contra a defesa do time da Flórida. Uma interceptação de Devin White para cima de Mahomes encerrou o jogo a 1:30 do fim e os Bucs puderam celebrar em seu estádio o segundo título de sua história.

Foto: Tampa Bay Buccaneers/Site Oficial
Por:  Luan Araujo
Fonte: theplayoffs.com.br