Pelo terceiro ano seguido, o Kansas City Chiefs jogará a final da AFC como mandante. Neste domingo (17), o atual campeão da NFL superou o Cleveland Browns pelo placar de 22 a 17 em um jogo emocionante.

Os Chiefs precisaram superar a ausência de Patrick Mahomes para conquistar a vitória. O astro do time sofreu uma concussão na metade do terceiro quarto e não retornou para campo. Antes da lesão, KC havia pontuado em cinco dos seis drives sob o comando do quarterback. A única exceção veio em um field goal desperdiçado.

Mahomes encerrou a partida com 21 passes completos em 35 tentativas, lançando para 255 jardas e um touchdown. Além disso, contribuiu com outras 14 jardas e um touchdown corrido em três tentativas. Darrel Williams liderou o jogo terrestre com 78 jardas em 13 tentativas, e completou quatro recepções para outras 16 jardas. Naturalmente, Tyreek Hill e Travis Kelce comandaram as ações pelo ar. Com oito recepções cada, Hill conquistou 110 jardas, enquanto Kelce conquistou 109 jardas e anotou um touchdown. A defesa também teve uma atuação crucial na vitória: foram cinco tackles para perda de jardas e uma interceptação.

Os Browns, por sua vez, caíram lutando bravamente. Sem se entregar em nenhum momento, o time finalizou a temporada em alta apesar da derrota. Baker Mayfield completou 23 passes em 34 tentativas, lançando para 204 jardas, um touchdown e uma interceptação. Nick Chubb foi pouco acionado, contribuindo com 69 jardas em 13 corridas. Rashard Higgins completou cinco recepções e liderou o jogo aéreo com 88 jardas. No entanto, sofreu um fumble determinante para o resultado. Jarvis Landry foi o alvo mais acionado, completando sete recepções para um total de 20 jardas e um touchdown. Myles Garrett foi responsável pelo único sack do time.

A partida começou com algumas surpresas por parte dos Chiefs. Utilizando Darrel Williams, os atuais campeões abusaram do jogo terrestre. Avançando rapidamente pelo campo e gastando tempo, os donos da casa abriram o placar com uma read option de Patrick Mahomes. Harrison Butker voltou a ter problemas e errou o sétimo extra point na temporada, mantendo o placar em 6 a 0.

Os Browns responderam com uma campanha longa. Explorando ganhos com o jogo terrestre e passes para os tight ends, os visitantes queimaram mais de seis minutos com a posse. No entanto, uma sequência de jogadas da defesa dos Chiefs esfriou Cleveland. Um tackle em Jarvis Landry atrás da linha de scrimmage foi seguido por um sack de nove jardas de L’Jarius Sneed. Os Browns deixaram a red zone e foram obrigados a se contentar apenas com um field goal, convertido com sucesso por Cody Parkey. Piorando a situação do time, Jedrick Wills lesionou o tornozelo e não conseguiu retornar a campo.

Em um jet sweep, Mecole Hardman disparou para um ganho de mais de 40 jardas, colocando os donos da casa já no campo de ataque. Com uma sequência de passes curtos, KC rapidamente chegou à red zone. Nem mesmo um snap errado e uma falta contra a linha ofensiva foram suficientes para atrapalhar o ataque. Em uma segunda descida para 19 jardas, Mahomes aproveitou o espaço deixado pela cobertura dos Browns e lançou um passe curto para Travis Kelce. Com caminho livre, o tight end disparou pelo meio e pulou rumo à end zone para ampliar a vantagem. Dessa vez, Butker converteu o field goal para deixar o placar em 13 a 3.

Os Chiefs forçaram o primeiro punt da partida. Com a bola, nem mesmo uma sequência de faltas contra a linha ofensiva foi capaz de parar o ataque. Os atuais campeões superaram uma segunda descida para 29 jardas, levando a bola para o território adversário. Os Browns conseguiram evitar o touchdown, mas Butker não teve problemas para converter um field goal de 50 jardas e abrir 16 a 3.

Cleveland enfim conseguiu a campanha que precisava no final do primeiro tempo. Mayfield conseguiu um belo passe para David Njoku, convertendo uma descida de 20 jardas. Logo depois, o quarterback acertou mais um passe longo para Rashard Higgins. Mas justamente quando o wide receiver se esticava para alcançar o pylon na entrada da end zone, Daniel Sorensen conseguiu forçar um fumble crucial. A bola saiu pela end zone, resultando em um touchback. O lance foi marcado por uma polêmica, já que Sorensen aparentemente teria iniciado o contato com o capacete. Entretanto, a arbitragem manteve a marcação inicial de touchback e confirmou o turnover. Com pouco mais de um minuto no cronômetro, os Chiefs ainda encontraram tempo para posicionar mais um field goal. Butker converteu o chute para finalizar a primeira etapa com um placar de 19 a 3 a favor dos mandantes.

Nada é tão ruim que não possa piorar. Na primeira campanha do segundo tempo, Cleveland se viu com uma terceira descida longa. Pressionado, Mayfield escapou do pocket e lançou a bola na direção de Jarvis Landry. Com uma leitura perfeita, Tyrann Mathieu acompanhou o quarterback e se antecipou ao passe, garantindo a interceptação e deixando os mandantes já na red zone. A defesa de Cleveland impediu o touchdown, obrigando KC a arriscar o field goal. Dessa vez, em um chute com a exata distância de um extra point, Butker errou e manteve o placar em 19 a 3.

O sucesso defensivo injetou um novo ânimo nos visitantes. Com duas corridas longas de Chubb, Cleveland conseguiu mover a bola para o campo de ataque. Jogando dentro da zona de conforto, os Browns conseguiram espaço para avançar. No play-action, Mayfield encontrou Landry na end zone para anotar o primeiro touchdown do time no jogo.

Os atuais campeões passaram por um enorme susto na campanha seguinte. Em uma corrida, Mahomes foi derrubado por Mack Wilson. O quarterback teve dificuldades para ficar em pé, e seguiu quase imediatamente para o vestiário. Mesmo assim, Kansas City ampliou a vantagem. Após converter uma quarta descida curta no meio do campo, os donos da casa conseguiram chegar à linha de 15 jardas e posicionaram mais um field goal. Dessa vez, Butker converteu o chute para abrir 22 a 10.

Os Browns abriram o último quarto com a posse. A campanha começou com uma conversão de quarta descida logo no campo de defesa. Os visitantes conseguiram ainda duas conversões de terceira descida, levando a bola para a red zone. Após escapar de uma interceptação, Cleveland converteu outra quarta descida, agora com uma bela recepção de Austin Hooper. Com o momento a favor, os Browns voltaram a encontrar a end zone. Em outra terceira descida, foi a vez de Kareem Hunt encontrar um gap e diminuir a vantagem para uma posse de bola.

O ataque de Kansas City voltou a campo com a confirmação de que Patrick Mahomes não retornaria para o jogo, vetado pelo protocolo de concussão. A campanha não poderia começar de forma melhor: Chad Henne arriscou um passe longo e Tyreek Hill completou uma recepção milagrosa. Os Browns desafiaram a jogada, mas a marcação foi mantida. Depois, com tempo no pocket, o veterano aguardou Travis Kelce aparecer entre os defensores para converter uma terceira descida. Mas com a bola próxima à red zone, Ricky Seals-Jones resolveu ajudar o antigo time com um bloqueio ilegal. A falta custou 15 jardas aos Chiefs. No lance seguinte, Henne decidiu arriscar um passe longo para a end zone e jogou a bola nas mãos de Karl Joseph.

Os Browns estavam com a posse do jogo nas mãos. Novamente, o time visitante conseguiu uma conversão crucial de quarta descida para manter a pós-temporada viva. Porém, a defesa dos Chiefs apareceu no momento decisivo para forçar uma terceira descida longa e o punt. Com a bola, os atuais campeões se viram em uma situação complicadíssima após Myles Garrett anotar um sack crucial e forçar uma terceira descida longa.

Foi então a vez de Henne brilhar: em um scramble pelo lado esquerdo, o backup conseguiu um ganho de 13 jardas. Não foi o suficiente para garantir o first down, mas Kansas City poderia arriscar a conversão em uma quarta descida curta. E foi justamente essa a decisão: Henne rolou para o lado direito do pocket e encontrou Tyreek Hill. O wide receiver cruzou o marcador do first down e garantiu o triunfo por 22 a 17.

O Kansas City Chiefs receberá o Buffalo Bills no próximo domingo (24) para decidir o representante da AFC no Super Bowl LV. Essa é a primeira vez na história da liga em que uma mesma franquia jogará a final de conferência como mandante em três anos consecutivos.

 

Por: Fernando Ferreira
Fonte: theplayoffs.com.br
Imagem: Site Oficial Chiefs

#rojas #rhoden #topelomundo #NFL #rojasrhoden