A semana 17 da NFL 2020 foi marcada por definições não só para os playoffs, mas também para o Draft de 2021. Após o fim da rodada deste domingo (3), a ordem das escolhas para os 18 times eliminados na fase regular foi confirmada.
O Jacksonville Jaguars já havia assegurado a primeira escolha geral do Draft de 2021 na semana 16. Ainda assim, o time chegou à 15ª derrota consecutiva e encerrou a temporada com a pior campanha da NFL. Já o New York Jets, que também já havia assegurado a segunda escolha geral na semana 16, viu a sequência de duas vitórias ser interrompida. Dessa forma, a Gang Green terminou a temporada regular com uma campanha de 2-14, isolada como a segunda pior da liga.
A partir da terceira escolha, a ordem foi definida por critérios de desempate. O Houston Texans sofreu uma derrota apertada contra o Tennessee Titans, definida por um field goal marcado já com o cronômetro zerado. Com isso, o time encerrou a temporada com uma campanha de 4-12. O Atlanta Falcons também encerrou a fase regular com a mesma campanha, mas caiu para a quarta escolha devido ao desempate no strength of schedule (força da tabela). Nesse caso, o time com pior SoS leva vantagem na ordem.
Enquanto os adversários dos Texans obtiveram aproveitamento de 54,1%, os adversários dos Falcons tiveram desempenho superior e encerraram a temporada com 55,1%. Melhor para o Miami Dolphins, que recebeu a escolha originalmente pertencente à franquia texana na troca pelo left tackle Laremy Tunsil e, com isso, poderá escolher no top 3 do Draft.
Na sequência, o Cincinnati Bengals fecha o top 5. A equipe terminou a temporada com campanha de 4-11-1, mesmo desempenho do Philadelphia Eagles. Curiosamente, os dois times se enfrentaram na semana 3, mas a partida terminou em um empate. Dessa forma, o desempate foi novamente decidido pelo critério de strength of schedule – 52,9% para os Bengals e 53,7% para os Eagles. Detroit Lions, Carolina Panthers, Denver Broncos e Dallas Cowboys completam o top 10.
O Draft da NFL de 2021 ocorrerá na cidade de Cleveland entre os dias 29 de abril e 1º de maio.
Confira a ordem completa das escolhas:
1. Jacksonville Jaguars
2. New York Jets
3. Miami Dolphins (via Houston Texans)
4. Atlanta Falcons
5. Cincinnati Bengals
6. Philadelphia Eagles
7. Detroit Lions
8. Carolina Panthers
9. Denver Broncos
10. Dallas Cowboys
11. New York Giants
12. San Francisco 49ers
13. Los Angeles Chargers
14. Minnesota Vikings
15. New England Patriots
16. Arizona Cardinals
17. Las Vegas Raiders
18. Miami Dolphins
Fonte: Theplayoffs.com.br
Imagem: Twitter Cleveland