O Comitê Olímpico Internacional (COI), anunciou hoje em nota oficial o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020 para 2021, devido a pandemia do novo Coronavirus. O evento que ocorrerá em Tóquio permanecerá com o “2020” em seu nome, mesmo que ocorra apenas no ano seguinte.
A decisão foi tomada por videoconferência entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente do COI, Thomas Bach, visando proteger os atletas e profissionais envolvidos nos Jogos e na estrutura local.
Essa não é a primeira vez que problemas mundiais causam efeitos ao calendário dos jogos. Em 1916, 1940 e 1944 as Olimpíadas foram cancelados devido à Primeira e à Segunda Guerras Mundiais.
Segue nota oficial, que pode ser visualizada no site oficial do Comitê.
“Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e da comunidade internacional”24